Seja bem vindo a Online Farma!

Um estudo publicado este mês por pesquisadores da Harvard School of Public Health mostra que há benefícios na ingestão de café pelos homens para reduzir o riscos de desenvolvimento de câncer de próstata.

Segundo o estudo, os homens que ingerem seis ou mais xícaras de café por dia tiveram uma diminuição de 60% no risco de desenvolver um tipo muito letal de câncer de próstata. O hábito também gerou uma redução de 20% na chance de ter qualquer tipo de câncer de próstata em comparação aos homens que não tomam café. Até mesmo entre aqueles que ingerem apenas entre uma e três xícaras de café por dia (quantidade moderada) já se beneficiam com uma redução de  30% no risco de sofrer do tipo mais mortal da doença.

Até hoje, houve poucos estudos que analisaram essa relação entre o consumo de café e o risco de câncer de próstata em seu tipo mais letal e difícil de prevenir. Segundo os pesquisadores, os efeitos são os mesmos para o café descafeinado, o que leva a crer que o benefício não esteja relacionado à cafeína, e sim às propriedades antioxidantes e antiinflamatórias do café.

O câncer de próstata é a forma mais comum de câncer diagnosticado todos os anos entre os americanos. Um em cada seis homens terá câncer de próstata no decorrer de suas vidas nos Estados Unidos. Os principais fatores de risco relacionadas à enfermidade são a adoção de dietas gordurosas, excesso de álcool, genética e  a exposição a certos produtos químicos.

O estudo acompanhou mais de 47 mil homens, que deram informações sobre os hábitos de consumo de café entre 1996 e 2008. Mais de 5 mil deles desenvolveram câncer de próstata durante o estudo, entre eles mais de 600 casos de morte.

Fonte: Folha Online