Seja bem vindo a Online Farma!

Quais as funcionalidades dessas plantas em prol da saúde?

Quem nunca recorreu ao poder medicinal das plantas em algum momento da vida? Ou por que a mãe orientou, avó, avô, tio etc.? E realmente se trata de um recurso milenar e comprovadamente eficaz contra as mais variadas enfermidades. Mesmo aqueles que se colocam contra a utilização dos artifícios naturais para a cura de doenças, não podem deixar de admitir que até mesmo os medicamentos químicos em sua maioria possuem algum princípio ativo previamente descoberto em plantas e elementos naturais.
 
Seja para casos de emagrecimento, para o controle da ansiedade, para problemas nas articulações, para problemas intestinais, entre tantos outros males, sempre há algum recurso na natureza que pode ser muito útil para a resolução do problema.
 
Algumas plantas já foram até mesmo catalogadas mediante anos de estudos e tiveram seus benefícios comprovados, conheça algumas delas e principalmente, as suas funcionalidades.
 
Alecrim: Essa planta é recomendada para diversos tipos de afecções como: problemas cardíacos, problemas do fígado, é útil no tratamento de problemas nos rins e problema intestinal. É útil para tratamento de gripes, tosses, asma, entre outros. O consumo em forma de chá provoca aumento da produção de suor, o que consequentemente age em prol da desintoxicação do organismo. Em forma de banhos, é recomendado para a cicatrização de feridas e para o tratamento de problemas de reumatismo. Mas o uso deve ser equilibrado e orientado, pois a intoxicação pode causar problemas gastrointestinais e nefrite.
 
Alcachofra: Auxilia na reposição de importantes sais minerais no organismo. É digestiva, desintoxicante, entre outras propriedades.  Só não é recomendado para mulheres em período de amamentação, pois pode reduzir a produção de leite.
 
Alfazema: Importante para o tratamento de problemas do fígado, age em prol do equilíbrio do sistema nervoso e atua até mesmo no tratamento de dores de cabeça. Para as mulheres atua regulando o ciclo menstrual.
 
Carqueja: Um santo remédio para desintoxicação do fígado. Possui poder anti-inflamatório e age no tratamento de problemas digestivos, problemas no trato urinário, age em prol da cura da anemia etc. 
 
Cavalinha: É uma planta com poder cicatrizante, diurética e que pode até mesmo agir em prol do emagrecimento. 
 
Melissa: Comumente conhecida como erva-cidreira, a planta atua como calmante natural, age no tratamento de problemas do sistema nervoso, é digestiva, atua como bactericida, entre outras funcionalidades. O consumo frequente deve ser observado, por que a planta pode baixar a pressão.
 
Salvia: A planta é digestiva, possui poder analgésico, é útil no tratamento de gripes e resfriados e age contra processos infecciosos. 
 
O fundamental é que as plantas sejam devidamente higienizadas se consumidas frescas e, em casos da utilização desidratadas, devem ser compradas em locais especializados em condições higiênicas de armazenamento. A quantidade indicada deve ser respeitada, assim como um médico é consultado para a prescrição de um medicamento químico, é importante consultar um especialista para orientar sobre o consumo dessas plantas medicinais.
 
A natureza sempre surpreende pela riqueza em elementos em prol da saúde do homem.