Seja bem vindo a Online Farma!

Quando se esforça para perder peso, é comum, especialmente para os novos em fazer dietas, embarcar em uma cruzada de inanição e de pular refeições. Há sempre novos contos de fada sobre dietas que são promovidas no mercado que supostamente são compostas por peritos e que ajudarão a perder 20 kgs em uma semana. Alguns deles podem até obter resultados surpreendentes a curto prazo. No longo prazo, porém, eles são mais propensos a fazer mais mal do que bem, e na maioria dos casos, não demorará muito para que seus sonhos de perda de peso estejam em farrapos.

Embora seja verdade que para perder peso você precisa estar usando mais calorias do que você está consumindo, pulando refeições ou vivendo com porções inadequadas até mesmo para um hamster não é o caminho para emagrecer. Na verdade, provavelmente fará você engordar e engordar muito!

A razão para isto é que o seu corpo é um sistema muito complexo e o mantém vivo todos os dias, realizando milhares de funções que você é, na maioria das vezes, inconsciente e não percebe. Seu corpo é um mecanismo de defesa bem ajustado sempre em alerta para ataques. Se o alimento, combustível, não está sendo colocado nesta máquina regularmente, então os alarmes começam a tocar e o corpo se prepara para se defender.

A primeira linha de defesa para o seu corpo é o controle do seu metabolismo e armazenamento de gordura. Como seu corpo sente que não chega combustível suficiente, ele envia o sinal para desacelerar as coisas e armazenar gordura, presumivelmente, não é seu plano quando se inicia sua dieta. Seu corpo não sabe quanto tempo a fome pode durar, então muda para o modo de sobrevivência e, de repente, você encontra seu corpo no pior modo possível para perda de peso.

Quando em modo de sobrevivência, seu corpo usa menos calorias para se sustentar e manter seu peso atual. A restrição severa de calorias é uma maneira de causar lentidão no metabolismo. Se você faz uma dieta radical por muito tempo sem se exercitar, os efeitos no seu metabolismo podem ser permanentes.

Dieta desta forma queima músculo e menos massa muscular que você ganha, menos calorias você queima e mais lento seu metabolismo. Conforme o tempo passa, você precisa de menos calorias para se sustentar e, se comer mais calorias do que precisa, adivinhe? É isso mesmo, seu corpo não vai usá-las e, em vez disso, irá armazená-las como gordura. Seu corpo está em um ciclo vicioso e é um que você só pode quebrar comendo sensata e regularmente.

O problema com dietas radicais e muitas outras dietas da moda é que, a longo prazo, elas são muito difíceis de seguir. Pode ser uma semana, pode ser um mês, mas eventualmente a dieta vai ser quebrada e a fome se torna uma festa. Você chega a um ponto em que a dieta do hamster simplesmente não funciona mais e decide que merece uma recompensa e fica comendo por alguns dias. Talvez você volte à dieta em alguns dias, mas então o estrago já foi feito. Seu corpo tem armazenado o excesso de calorias da sua dieta do Hamster e, como você precisa de menos calorias do que antes da 'dieta', os efeitos são amplificados, então diga olá para a barriga de geléia.

Se você é sério sobre a perda de peso, então nem sequer considere fazer dietas radicais e tenha muito cuidado com os conselhos que você toma. Para perder peso de forma rápida e eficaz, você precisa mudar a maneira como pensa em perda de peso e olhar para ela a longo prazo.