"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Por que a romã é uma fruta poderosa?


28/08/2013 - 23:00:00 | 910
Uma fruta que não é consumida com frequênca, mas que pelos benefícios, bem que poderia, trata-se da romã. A romã é uma fruta bonita, cujo aspecto interno enche os olhos, seu interior é repleto por inúmeras sementes de cor avermelhada que possuem sabor levemente ácido.
 
A romã é uma fruta rica em vitamina A (importante para a saúde da vista); vitaminas do complexo B; cálcio e ferro. Essa fruta possui importantes propriedades: é tônica; possui ação diurética; combate cólicas intestinais e diarréia; tem ação vermífuga; ação antiinflamatória, podendo ser útil para casos de inflamação na garganta, entre outros benefícios.
 
Por possuir alto teor de vitamina A, a romã é recomendada em casos de problemas relacionados ao olho como glaucoma e catarata.
 
É cientificamente conhecida com pomegranate e possui poucas calorias. A romã auxilia na prevenção do câncer (principalmente de mama e próstata), pois é rica em antocianinas. É antioxidante e rica em flavonóides, o que dá à fruta a função de tornar a pele mais bonita e saudável, já que age no combate aos radicais livres e promove a renovação celular, que contribui para a manutenção de uma pele mais jovial.
 
A polpa da romã é rica em fibras, além das vitaminas e minerais presentes, desta forma, atua também auxiliando na redução dos níveis de LDL (mau colesterol) no sangue.
 
A casca da fruta em forma de chá pode ser benéfica em casos de inflamação na garganta por possuir uma substância chamada tanino.
 
A romã ajuda no bom funcionamento do intestino, é uma fruta de poucas calorias, o consumo pode ser “in natura” ou em forma de suco unida à outros ingredientes como gengibre e maçã, por exemplo, que neste caso se tornaria um suco benéfico para a saúde da pele, olhos, intestino, para a prevenção de doenças cancerígenas etc., e se unido à uma dieta equilibrada, este suco poderia auxiliar no processo de emagrecimento pela presença do gengibre que possui ação termogênica.
 
É uma fruta que merece ser mais consumida, cujo uso pode ser explorado em múltiplas possibilidades.