Seja bem vindo a Online Farma!

Conheça alguns dos principais benefícios que esse alimento confere ao organismo

 
O iogurte é um alimento importante na dieta graças a diversos benefícios que proporciona à saúde. Pode ser explorado de amplas maneiras: com frutas, cereais, linhaça, granola, chia, entre outras.
 
Mas o que de fato o iogurte pode proporcionar à saúde?
 
O consumo frequente desse alimento é capaz de aumentar a capacidade do sistema imunológico. Isso porque na composição do iogurte, principalmente na versão probiótica, há a presença de bactérias benéficas que quando ingeridas agem combatendo as bactérias maléficas à saúde, assim o consumo frequente do iogurte protege o corpo humano do surgimento de inúmeras doenças.
 
O iogurte é um derivado do leite, assim, é rico em cálcio, mineral essencial para a saúde dos ossos, 100 gramas de iogurte já oferecem a quantidade ideal de cálcio ao organismo, por isso é tão importante inclusive, que as crianças consumam esse alimento com frequência.
 
Outros nutrientes indispensáveis à saúde e que estão presentes nesse alimento são as vitaminas do complexo B, fundamentais para o perfeito funcionamento do sistema nervoso e para conferir energia ao organismo.
 
Muitas pessoas acreditam que a principal função do cálcio seja de proteger a saúde óssea, mas esse mineral também age sobre o sistema nervoso auxiliando no seu equilíbrio.
 
Segundo estudo realizado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, o consumo regular do iogurte impede o aumento das taxas de glicemia no sangue, ou seja, se trata de um alimento importante no tratamento da diabetes.
 
Pessoas que apresentam intolerância à lactose podem encontrar no iogurte uma boa fonte de cálcio sem os desagradáveis sintomas da intolerância, isso porque as bactérias benignas presentes na composição do iogurte atuam transformando a lactose em ácido lático, ou seja, a concentração de lactose cai e o risco do surgimento de quaisquer sintomas também.
 
Outra curiosidade em relação a esse alimento é que quando ingerido, atua diretamente na flora intestinal e ajuda na produção do hormônio neurotransmissor conhecido como serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Aliás, vale lembrar que as vitaminas do complexo B, o cálcio e a serotonina agem em prol da saúde do sistema nervoso e assim, o consumo regular do iogurte ajuda a prevenir a irritabilidade e até doenças emocionais como a depressão.
 
Em relação ao funcionamento intestinal, consumir iogurte com frequência é um santo remédio e promove equilíbrio no funcionamento do intestino, que reflete também sobre a aparência da pele, isso por que quando o intestino trabalha da maneira correta está apto para a perfeita desintoxicação do organismo e assim, a pele se torna mais luminosa e com aparência mais hidratada.
 
O mais legal é que o iogurte pode ser explorado de diversas maneiras na dieta, tanto em versões doces quanto em versões salgadas. Consuma mais esse alimento na dieta diária!