Seja bem vindo a Online Farma!

Você já deve ter ouvido falar sobre o poder das sementes oleaginosas e entre as mais recomendadas está a castanha-do-pará. 
 
Entre os nutrientes dessa semente, encontram-se as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B12), possui as vitaminas A, E, C; é rica em minerais como: folato, magnésio, selênio, potássio, ferro, zinco, cálcio etc., além de possuir fibras, gorduras mono e poliinsaturadas. 
 
O selênio presente na castanha age como poderoso antioxidante, inibindo o processo de formação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular e até mesmo o câncer.
 
As gorduras presentes no alimento são importantes para controle do colesterol, atuam diminuindo os níveis de LDL (mau colesterol) e elevando os níveis de HDL (bom colesterol) no sangue.
 
A atenção se deve a quantidade de calorias presente na castanha-do-pará, 100 gramas da oleaginosa equivalem a aproximadamente 656 calorias. Por isso a recomendação é de até duas castanhas ao dia, vale ressaltar que uma castanha oferece ao organismo a quantidade necessária de selênio ao organismo.
 
Outra característica marcante na castanha-do-pará é que por ser rica em vitaminas do complexo B, atua diretamente sobre o sistema nervoso, sendo útil para tratamentos contra a depressão, ansiedade, ajuda a aliviar a tensão do dia a dia e até mesmo inibe a fome, o que é altamente benéfico em casos de emagrecimento, já que ajuda no controle da ansiedade que pode levar à compulsão alimentar.
 
A castanha-do-pará pode ser consumida triturada sobre salada, diversos pratos salgados, sobre frutas etc.
 
Aqueles que são vegetarianos devem explorar o poder dessa semente, já que oferece boa quantidade de proteína vegetal, cada 100 gramas da oleaginosa equivalem a aproximadamente 14,3 gramas de proteínas.
 
A atenção deve ser quanto à ingestão, ultrapassar o consumo diário de duas castanhas pode induzir ao ganho de peso, a não ser que haja orientação por parte médica ou de um educador físico. Explore mais o poder da castanha-do-pará.