Seja bem vindo a Online Farma!

Quase todos nós crescemos comendo carne, usando couro, e indo ao circo e jardim zoológico. Muitos de nós compramos nossos amados animais de estimação em lojas de animais, como hamsters, gatos, cachorros, e lindos pássaros mantidos em gaiolas. Usávamos lã e seda, comíamos hambúrgueres do McDonald's e pescavamos. Nunca consideramos o impacto dessas ações sobre os animais envolvidos. Por qualquer razão, você agora está fazendo a pergunta: Por que os animais deveriam ter direitos?

Um escritor de nome Peter Singer escreveu em seu livro “Animal Liberation” que o princípio básico da igualdade não exige tratamento igual ou idêntico. Requer igual consideração. Esta é uma distinção importante quando falamos sobre os direitos dos animais. Muitas vezes as pessoas perguntam se os animais deveriam ter direitos e, simplesmente, a resposta é: "Sim!". Os animais certamente merecem viver suas vidas livres de sofrimento e exploração. O fundador de uma escola reformadora de filosofia moral, afirmou que ao decidir sobre os direitos de um ser, a questão não é: Eles podem raciocinar?, Eles podem falar?, Mas Eles podem sofrer? Essa passagem aponta para a capacidade de sofrimento como a característica vital que dá um ser o direito à igual consideração. A capacidade de sofrer não é apenas outra característica como a capacidade de linguagem ou raciocínio matemático. Todos os animais têm a capacidade de sofrer da mesma maneira e no mesmo grau que os seres humanos. Eles sentem dor, prazer, medo, frustração, solidão e amor maternal. Sempre que consideramos fazer algo que interfira com suas necessidades, estamos moralmente obrigados a tomá-los em consideração.

Os defensores dos direitos dos animais acreditam que os animais têm um valor inerente, um valor completamente separado da sua utilidade para os seres humanos. Acreditamos que toda criatura com vontade de viver tem o direito de viver livre da dor e do sofrimento. Os direitos dos animais não são apenas uma filosofia, é um movimento social que desafia a visão tradicional da sociedade de que todos os animais não-humanos existem exclusivamente para uso humano.  Quando se trata de dor, amor, alegria, solidão e medo, é mesmo para um rato, um porco, um cão, e um menino. Cada um valoriza sua vida e luta por ela.

Só o preconceito nos permite negar aos outros os direitos que esperamos ter para nós mesmos. Seja baseado em raça, gênero, orientação sexual ou espécie, o preconceito é moralmente inaceitável. Se você não comer um cão, por que comer um porco? Cães e porcos têm a mesma capacidade de sentir dor, mas é preconceito baseado em espécies que nos permite pensar em um animal como um companheiro e o outro como o jantar.