Seja bem vindo a Online Farma!

Frutas, verduras, carnes magras e outros alimentos naturais são bem vindos em todas as estações do ano, mas é no verão que eles pedem uma atenção especial. Esses alimentos oferecem diversos benefícios à saúde, desde a prevenção de doenças até o auxílio em dietas de emagrecimento. Além de todas as funções, se bem conversados reduzem o risco de contaminações e infecções frequentes no verão. Afinal, vômitos, diarreia, náuseas e cansaço derrubam qualquer um e podem ainda causar desidratação. O calor e umidade do verão também aumentam a proliferação de bactérias  e por conta disto, os cuidados com os alimentos devem ser redobrados. Confira a seguir algumas dicas:

• Mantenha os alimentos (em especial frutas como a manga, morango e ameixa) sob baixa temperatura. Dessa forma também estará evitando que amadureçam depressa;

• Lave frutas, verduras e leguminosas em água corrente. No caso de pratos quentes, prefira os que foram feitos no dia;

• Na praia, evite consumir camarão, queijos e sanduíches com maionese, pois geralmente ficam muito tempo fora do ambiente refrigerado e estragam com mais facilidade.

Opte por alimentos naturais e frescos. Cereais, em especial os integrais, grãos e outras leguminosas, são ricos em fibras e diversos nutrientes, Não os deixe de fora do cardápio! Evite consumir com frequência alimentos industrializados, fritos ou gordurosos. Eles tornam o metabolismo mais lento e dão a sensação de “empaturramento” .

Beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia, e abuse dos líquidos: sucos de frutas, chás, água-de-coco. Eles evitam a desidratação e repõem o líquido que o organismo perde.

Quem tem dificuldade em consumir este tipo de alimento pode começar uma reeducação alimentar gradativa. Ao invés de excluir todas as guloseimas do cardápio de uma só vez, inclua frutas e grãos integrais nas refeições. Dessa forma evitará as sensações de irritabilidade e ansiedade de dietas rigorosas.

Por: AgComunicado