Seja bem vindo a Online Farma!

Embora ainda estejamos no verão mais em muitas regiões do Brasil estão passando massas de ar frio. Com essas massas, as temperaturas estão caindo. Em outras regiões o que esta predominando as pancadas de chuvas, bem nos horários de rush. Assim, tanto pela queda da temperatura quanto pelas chuvas fortes do verão, precisamos tomar alguns cuidados com nossa saúde, principalmente contra a gripe.

Segundo dados estatísticos do Ministério da Saúde, cerca de 2000 pessoas morrem todo anos por causa da gripe sazonal, como em épocas de frio muito intenso ou de muitas chuvas. É por esse motivo que precisamos tomar alguns cuidados para fortalecer nosso sistema de defesa. Pensado nisso, vamos apresentar a seguir alguns cuidados que devemos ter que podem ajudar a fortalecer nosso Sistema Imunológico.

Ingestão de vitaminas A e C

Procure ingerir doses de vitamina A por meio de uma dieta que contenha vegetais e frutas ricas dessa vitamina, como cenoura, mamão, manga, caju, brócolis, abacate, entre outros alimentos. A vitamina A é importante porque ela ajuda o organismo a manter o equilíbrio celular dos tecidos da pele, a fortalecer o sistema imunológico e manter o globo ocular bem nutrido.

A vitamina C é um poderoso aliado para prevenir contra gripe. Ela possui ação antioxidante, ajudando a combater radicais livres e fortalecendo o sistema defensivo, em especial fortalecendo os glóbulos brancos responsáveis por combater agentes infecciosos. Você pode encontrar vitamina C em diversos alimentos, mas principalmente na Acerola, Caju, limão e na laranja.

Consuma flavonóides

Por que consumir mais flavonóides?  Porque esse composto possui poderosas ações antioxidantes e antiinflamatórias, ajudando o paciente a se recuperar do estado gripal. Você pode encontrar flavonóides no suco de uva, no chá verde, na laranja, cebola, tomate, chocolate (em especial do tipo amargo) e no vinho tinto.

O vinho tinto também fornece Resveratrol, um substância aliada na prevenção de diversas doenças, inclusive a gripe e o câncer. O Resveratrol pode ser encontrado também concentrado em cápsulas, sendo uma excelente opção para complementar os cuidados para prevenção da gripe.

Ingira zinco

Isso mesmo, o zinco é um mineral muito importante que fortalece o sistema imunológico, isso porque ele ajuda a sintetizar as células imunológicas e apresentação uma ação de defesa contra os vírus, bactérias e fungos. As principais fontes de zinco são ostras, nozes, castanhas e semente de abóbora.

Um Estudo Clínico realizado na Índia diz que a administração de zinco pouco tempo depois que os sintomas de um resfriado aparecem pode acelerar a recuperação do paciente. Isso é possível porque o zinco consegue cobrir o vírus e impedir que ele seja jogado para o organismo por meio das mucosas.

Essas são apenas alguns cuidados que você pode estar atento pra se prevenir de gripes e resfriado. Você também pode se prevenir por evitar períodos longos sem se alimentar, por procurar tomar bastante água, por lavar as mãos antes das refeições, ao chegar do serviço  ou em casa, e após dirigir ou usar transporte publico. Dietas bem balanceadas, procurar respirar com o nariz e evitar mudanças bruscas de temperatura também pode ajudar a se prevenir contra a gripe.