Seja bem vindo a Online Farma!


 

Conhecida por seu sabor refrescante e aroma agradável, a Hortelã é muito utilizada na gastronomia e na composição de produtos de higiene pessoal, como cremes dentais. Contudo, essa planta de folhas aveludadas pode trazer muitos benefícios para a manutenção da saúde, que vão além de um hálito fresco.

A Hortelã (Menta spicata) faz parte da família da menta e apresenta propriedades estimulantes, tônicas, antiespasmódicas, antissépticas, calmantes, vermífugas, anestésicas, entre outras propriedades. Além disso, suas folhas são extremamente nutritivas, ricas em vitaminas A, B e C e sais minerais como ferro, cálcio e potássio.

Hortelã para que serve?

Devido a presença de mentol em suas folhas, a hortelã é capaz de tratar problemas digestivos, como má digestão e náuseas, além de prevenir problemas orais, melhorar a circulação sanguínea e aliviar dores de cabeça.

Além dos usos medicinais, a hortelã tem sido muito utilizada na composição de cosméticos, pois sua ação antioxidante é capaz de auxiliar o rejuvenescimento da pele, além de proporcionar uma agradável sensação refrescante.

Hortelã Benefícios:

- Melhora a digestão;

- Alivia a síndrome do intestino irritado;

- Ajuda a aliviar sintomas da asma e outros problemas respiratórios;

- Ajuda a aliviar sintomas de gripes e resfriados;

- Alivia coceira e irritações da pele;

- Melhora a saúde bucal;

- Alivia a dor;

- Alivia náuseas;

- Melhora a memória.

Como consumir a Hortelã?

A forma mais comum de consumir a Hortelã é em forma de chá, usando folhas secas, frescas ou trituradas da planta. Além disso, pode ser usada na forma de tinturas, cápsulas ou na forma de óleos essenciais para a pele.

A Hortelã é um remédio caseiro natural que não causa efeitos colaterais graves, em alguns casos, podem ocorrer alterações no trânsito intestinal, como diarreia ou prisão de ventre ou reações de alergia, com sintomas como vermelhidão, coceira e urticária na pele.  Antes de fazer uso de cápsulas de Hortelã consulte o seu médico.