Seja bem vindo a Online Farma!

 

É normal ouvimos falar para haver recuperação completa das nossas energias o recomendado é dormir entre sete e oito horas por noite. Mas isso não é uma regra, há pessoas que dormem menos e se sentem completamente bem durante o dia e outras que precisam de mais algumas horas de sono.

Afinal qual são as horas de sono recomendadas?

Um bebê dorme uma média de 17 horas por dia, uma criança de 4 anos dorme 12 horas. Quando vamos envelhecendo o tempo que dormimos por dia tende a diminuir. Uma criança de 10 anos já passa a dormir 12 horas e um adulto entre 7 e 8 horas. Esse tempo de sono vai diminuir conforme os anos vão passando. Já reparou que seus avós ou aquele vizinho mais velho sempre levanta cedo, geralmente antes do sol nascer, por espontânea vontade?

Caso você se sinta mal por ter necessidade de dormir mais que 8 horas saiba que a quantidade de sono necessária por cada pessoa varia de acordo com seus genes. Outros fatores como stress, prática de esportes e uma boa alimentação tem metade dessa influência, a outra metade é por conta dos genes mesmo. Naquelas pessoas que precisam de mais sono há uma mutação do gene DEC2. Em uma pesquisa publicada pela revista Science em Agosto de 2009 foi concluído que a mutação desse gene ( que está envolvido no ritmo cardíaco entre outras coisas) pode ter ligação com a pouca necessidade de sono. A conclusão partiu de um estudo feito por uma família que dormia 6 horas por dia e que tinha essa mutação genética.

Ainda assim a quantidade ideal de sono recomendada é de 7 a 8 horas, pois alguns estudos científicos mostram que aquelas pessoas que dormem menos do que essa quantidade têm maiores chances de morrer mais cedo.

Dormir pouco pode causar sérias consequências para nosso organismo, sendo elas stress, falhas de memória e concentração e cansaço.

Quando dormimos 6 horas por noite é normal acordamos ainda um pouco sonolentos, mas ao longo do dia sentimos que a energia recuperada foi suficiente. Se você dorme até se levantar indisposto e com dores nas costas é provável que tenha ficado tempo demais na cama, faça testes e descubra quantas horas por dia dormindo permite que você tenha um dia produtivo e descansado e bons sonhos.