Seja bem vindo a Online Farma!

Conheça os chás que além de deliciosos contribuem para a saúde e estética

 
Tomar um chá é sempre bem-vindo né? Ainda mais, se além de gostoso auxiliar na manutenção da saúde. Há inúmeros tipos existentes e vale a pena passar a consumi-los no dia a dia. Fique por dentro dos mais recomendados.
 
Canela
Essa especiaria que confere sabor e aroma é também ingrediente mais que especial para o preparo de um bom chá. Um pacote de canela em pau rende meio litro de chá. Basta ferver meio litro de água. Depois é só despejar sobre a canela e abafar por 10 minutos. O interessante é que o chá de canela ajuda a controlar aquele desejo por doces, capaz de destruir qualquer dieta.
 
Chá verde
Esse chá além de saboroso é indicado para emagrecer graças ao poder termogênico que acelera o metabolismo e estimula a queima de gorduras.
 
Chá de hibisco
Esse chá possui ação diurética e auxilia na eliminação de gorduras no organismo. O hibisco possui efeito anti-inflamatório, que reflete inclusive, na melhora da aparência da pele em casos de celulite.
 
Cavalinha
A cavalinha ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Também acelera o metabolismo e possui efeito diurético. O consumo frequente do chá previne o surgimento de vasinhos e varizes nas pernas.
 
Gengibre
O gengibre é aquele ingrediente que costuma combinar bem com qualquer outro ingrediente no preparo de um chá. Possui ação termogênica e anti-inflamatória.
 
Maçã
A maçã é diurética, o chá da fruta ajuda no processo digestivo e possui até mesmo efeito calmante. É um chá indicado para o momento antes de dormir. Aliás, os chás de erva-doce, cidreira e camomila também podem auxiliar como calmante natural.
 
Alecrim
O chá de alecrim é digestivo e ajuda a produzir sensação de saciedade, ou seja, é um excelente aliado em casos de desejo pelo emagrecimento.
 
Esses chás podem ser explorados antes e após as principais refeições. Vale lembrar que a maioria possui efeito diurético, ou seja, ajudam a desinchar, mas isso também quer dizer que o organismo passa a perder mais água que o habitual, por isso, beber muita água ao longo do dia é fundamental para manter o corpo hidratado. E claro, se o desejo é emagrecer, é primordial realizar uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos (corrida, caminhada, natação etc.).
 
Os chás campeões de consumo no mercado do emagrecimento
 
Quando se fala em emagrecimento, o que não faltam são recursos naturais e com tanta variedade ora ou outra surge um novo “queridinho” no mercado, mas há aqueles recursos que nunca saem de evidência, são os chás do emagrecimento.
 
O chá branco, chá verde e chá preto, por exemplo, estão dentre os mais queridos e solicitados em lojas especializadas em produtos naturais. 
 
O chá branco, por exemplo, é proveniente de uma planta de nome científico Camellia sinesis, a mesma planta que também produz o chá verde e o chá preto. 
 
Essas são bebidas com alto poder antioxidante, com ênfase nas catequinas. Esses antioxidantes são importantes na prevenção de problemas cardiovasculares e de doenças degenerativas cerebrais. O que diferencia cada um destes chás é o processo da colheita e a forma como são manipulados.
 
Sobre os chás
 
Chá verde - É produzido com a planta em processo de envelhecimento, a ação antioxidante é menor, mas ainda assim reúne inúmeras propriedades medicinais. O chá verde é rico em cafeína, substância que atua diretamente em prol do emagrecimento. As folhas passam pelo vapor e depois pelo ressecamento.
 
Chá branco - As folhas novas e brotos originam o chá. A planta não passa pelo processo da fermentação como no caso do chá verde e por isso reúne muito mais antioxidantes, a diferença é na quantidade de cafeína, que é menor.
 
Chá preto - As folhas passam pelo processo de envelhecimento por mais tempo do que o chá verde, a quantidade de antioxidantes é bem menor do que nos outros chás, mas a quantidade de cafeína é a maior.
 
O importante na escolha destes chás é que estejam em perfeitas condições de consumo e se a preferência for por cápsulas, o produto deve ser confiável e com selo de qualidade. 
 
O principal benefício destes chás em geral é o emagrecimento, mas é claro que uma dieta equilibrada deve ser realizada e exercícios físicos praticados para resultados realmente efetivos. E você: já tem um preferido?
 
Aproveite para consumir esses chás sejam quentes ou frios e de quebra ainda mantenha a saúde em dia!