"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Quitosana: a esponja de gordura


04/11/2012 - 23:00:00 | 1273

A quitosana é uma fibra natural solúvel, extraída da casca de animais marinhos -  como o camarão e a lagosta, por exemplo - e que age como um bloqueador de absorção de gorduras. Trata-se de um agente eficaz no combate à obesidade e também na redução do colesterol ruim.

A quitosana, dentro do estômago, é transformada em uma espécie de gel que absorve parte das gorduras ingeridas pela alimentação. Após essa absorção, as gorduras são eliminadas nas fezes. Sozinha, a quitosana pode levar uma pessoa a não consumir até 250 calorias por dia. Somada à atividade física e um cardápio alimentar saudável, o esquema pode levar à perda de até 5 quilos em um mês. O gel no qual a quitosana de transforma no estômago aumenta a sensação de saciedade e reduz, naturalmente, o apetite. A quitosana ainda  reduz a absorção do colesterol e de ácidos biliares e previne diabetes. Por outro lado, há que se sinta “estufado”.

As cápsulas de quitosana devem ser consumidas de 15 a 30 minutos antes das refeições, com um copo de água ou suco, e a quantidade indicada é de no máximo, 6 cápsulas por dia.

Por ser uma fibra, a quitosana absorve bastante água do organismo, e por isso é necessário ingerir bastante água ao longo do dia, para evitar o  problema de intestino preso. E não é porque a cápsula absorve parte das gorduras que é possível comer descontroladamente. È importante dar preferência alimentos nutritivos, como legumes, verduras, frutas, cereais e carnes magras.

Para iniciar um plano de exercícios, é importante consultar o médico antes para saber se se está apto. Dá para começar com uma caminhada diária de 30 minutos e, aos poucos,  ir aumentando.

A quitosana é facilmente encontrada na Online Farma (http://www.onlinefarma.com.br/emagrecer/quitosana).

Não é recomendada para pessoas alérgicas a crustáceos, gestantes e mulheres em período de amamentação.

Por: AgComunicado