Sabe aquela sensação de inchaço sem motivo aparente? Pois é, fique atento, pode ser retenção de líquido. A retenção de líquido é o acúmulo de água entre as células do organismo e pode causar o aumento de até 2 quilos em apenas 1 dia.
Entre as causas estão os problemas renais, problemas cardíacos ou hepáticos, problemas na circulação regional que está insuficiente e o consumo excessivo de sal. As alterações hormonais e emocionais também são fatores indutivos para a retenção de líquido, é por isso que durante a TPM, período menstrual e gravidez há inchaço no corpo da mulher.
Existem diversos alimentos com o poder de combater a retenção de líquido. São alguns deles o abacaxi, abobrinha, agrião, almeirão, ameixa seca, banana, aveia, laranja, chá verde, manga, pepino, pera, tomate e uva verde.
Além dos alimentos existem outras alternativas para combater a retenção de líquido e evitar aqueles quilos a mais de um dia para o outro. A drenagem linfática é uma massagem intensa localizada que tem efeitos comprovados no combate a retenção. Além da massagem localizada as seguintes dicas podem ajudar você a combater o inchaço:
- Não use roupas muito apertadas.
- Não fique muito tempo na mesma posição. Se trabalhar sentado(a) levante ao menos de uma em uma hora para se alongar e auxiliar a circulação sanguínea.
- Não coma massa e carnes juntos na mesma refeição. Essa combinação não é de fácil digestão e fará com que seu abdômen fique mais inchado.
- Para saber se sofre de retenção de líquido observe se suas mãos, barrigas e pernas ( próximo ao tornozelo principalmente) estão inchados.
Confira outros sinais que podem indicar a hora de procurar um médico para auxiliar no problema:
- Pés inchados ao ponto do sapato que servia antes ficar apertado
- Ao acordar você percebe que seu rosto e pálpebras estão inchados
- Se aparecer lugares no seu corpo mais inchados do que o normal.