Seja bem vindo a Online Farma!

Um alimento que pode ser consumido de diversas maneiras

 
Aqueles que gostam de uma boa salada com certeza adoram rúcula, já aqueles que não costumam se alimentar de saladas poderiam começar uma alimentação mais saudável e introduzir essas folhas na dieta.
 
Essa verdura teve origem na região da Europa, Ásia e África e aos poucos se disseminou em vários países, inclusive no Brasil de clima tropical. 
 
A rúcula pode ser considerada uma erva e o que chama a atenção são suas inúmeras propriedades medicinais.
 
O que essas folhas podem fazer pela saúde?
Ajuda a purificar o sangue; é indicada para casos de gengivite; possui ação expectorante, por isso é indicada para prevenir e tratar doenças respiratórias como bronquite, tosse ou qualquer outro problema pulmonar; é rica em vitamina C e possui ação diurética, sabe aquela sensação de inchaço que muitas pessoas costumam sentir? Pois então, o consumo regular da rúcula ajuda a prevenir este mal.
 
A dica para o consumo da rúcula é não cortar as folhas, mas rasgá-las para que não percam seu sabor peculiar, pode ser consumida em forma de salada com temperos variados e em receitas quentes também.
 
Além dos usos habituais dessa erva, há algumas maneiras terapêuticas que podem ser exploradas, mastigar as folhas pela manhã, por exemplo, é indicado para a higiene bucal e ajuda a fortalecer a gengiva.
 
Também pode ser explorada em forma de chá para a cura de tosses e bronquite. Como preparar? Duas folhas de rúcula devem ser rasgadas e colocadas em uma xícara, em seguida despeje água fervente e deixe abafado por aproximadamente 20 minutos, adoce com mel. Deve ser tomado em uma colher de sopa de 2 a 3 vezes ao dia.
 
Quer outra dica surpreendente? A rúcula também pode ajudar a acabar com as indesejadas manchas na pele. Contém em sua composição um importante óleo essencial à base de nitrogênio. Rasgue uma folha e despeje o suco de meio limão, aplique à noite no rosto e pescoço em forma de compressa. Mas lembre-se: apenas à noite, durante o dia utilize um filtro solar adequado para proteger a pele.
 
Se alimentar da maneira correta não é coisa de outro mundo, depende na maior parte das vezes da própria atitude e vontade em querer ser saudável. Essa erva pode ser explorada de diversas maneiras e é fundamental que desde muito cedo as crianças também sejam estimuladas a se alimentar da maneira correta, por isso apresente versões da rúcula na papinha, no lanche da tarde, em tortas, no preparo de pães salgados, em saladas junto a outros ingredientes, entre outras maneiras. 
 
Se você é daqueles que dizem que não gostam de determinado alimento, sem sequer ter experimentado, está na hora de começar a mudar esse hábito, invista nas saladas na dieta diária, invista na sua saúde.