"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Saiba a importância da vitamina A para saúde infantil


23/03/2015 - 23:00:00 | 857
 

Cenoura, fígado e folhas verde-escuras são ricas no nutriente 

 

A vitamina A é uma substância primordial para saúde infantil, por esse motivo foi desenvolvida a vacina de vitamina A, distribuída nos postos de saúde. O Brasil foi considerado um  país com defasagem em vitamina A entre as crianças, por meio desde dado o Ministério da Saúde resolveu implantar a vacinação em todo país, principalmente nas regiões norte e Nordeste.  
 
Quando a criança não recebe a suplementação ou nutrientes oriundos da vitamina A durante a infância o principal sintoma são dificuldades para enxergar e enfraquecimento da imunidade. Vamos conferir a importância da vitamina A durante a infância:  
 
Responsável por estimular o crescimento 
 
A vitamina A contribui para formação do esqueleto infantil e faculdades mentais da criança, atuando também na construção psicológica. Existem crianças que possuem baixa dosagem de vitamina A no organismo, neste caso através da consulta médica será indicado a suplementação.  
 
Essencial para saúde dos olhos 
 
Inserir na alimentação da criança fontes de vitamina A é importante para fornecer luminosidade e auxiliar o cérebro em relação a luminosidade, clara ou escura. A ausência de vitamina A no organismo infantil dificulta a captação de luz e mais tarde pode gerar o ressecamento da córnea e até a possibilidade de cegueira, quando não tratado.  
 
Importante para fortalecer a imunidade 
 
A vitamina A age na formação de linfócitos T e protege o organismo contra bactérias e agressores prejudiciais. Quando a criança está em déficit de vitamina A o sistema imunológico fica enfraquecido,  pois logo há menor produção de linfócitos e riscos de queda da imunidade.  
 
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 250 milhões de crianças no mundo sofrem por deficiência de vitamina A no organismo. Este nutriente é importante para formação física e psicológica infantil. Para combater de vez os malefícios da ausência de vitamina A é importante inserir na rotina diária da criança alimentos ricos no nutriente.  
 
 
Fontes de vitamina A 
 
Espinafre, cenoura, fígado, ovos, agrião, pimentão vermelho abóbora, rúcula, manga, couve, damasco etc.