Seja bem vindo a Online Farma!

Grandes, pequenas, brancas ou amarronzadas: os tipos, bem como as causas, variam. Desde alterações  no pigmento da pele (melanina), infecções, distúrbios hormonais, exposição ao sol e marcas de acne à tumores.

A pele é maior órgão do corpo humano – em extensão e peso – e por estar constantemente exposta a fatores como os raios ultravioleta e à poluição, é sujeita a diversos tipos de problemas, como as manchas. Dependendo do caso, elas surgem acompanhadas de sintomas emocionais.

As manchas são caracterizadas por alterações na coloração da pele, em diferentes tonalidades e períodos da vida. Os tipos mais comuns são a mancha senil, a sarda branca e a dermatite de contato.

A mancha senil acomete, principalmente, adultos a partir dos 40 anos de pele clara. Possui coloração amarronzada e formato redondo, de diversos tamanhos. É causada pela exposição solar e também pela predisposição genética. Se manifesta no rosto, antebraços, costas das mãos e pernas,  pode surgir em todas as estações do ano, mas tem maior incidência durante o verão. O tratamento deve ser direcionado por profissionais de estética que, geralmente utilizam sprays de nitrogênio. Há 100% de chances de clarear, mas outras podem surgir.

Já a sarda branca é caracterizada por manchas brancas, de 1 a 5 mm de diâmetro, em forma de gotas ou redondas. Sua incidência é maior em adultos acima de 30 anos e é comum em áreas que ficam mais expostas ao sol, como os antebraços e as pernas. Podem surgir em qualquer estação do ano e tornam-se mais acentuadas durante o verão. As causas variam entre predisposição genética e exposição ao sol. Não há cura definitiva, o tratamento é feito por meio de peelings de cristal que lixam a pele e estimulam um processo inflamatório que tende responder com pigmentação.

Por fim, a dermatite de contato caracteriza-se como uma alergia (normalmente à produtos químicos ou alimentos cítricos) que resulta em marcas marrons, de diferentes tamanhos e formatos. Não tem idade, região ou estação específica para surgir. Pode clarear sozinha, com o tempo ou através de clareadores à base de hidroquinona, um dos compostos orgânicos mais utilizados para clarear manchas da pele.

O primeiro passo para combater as temíveis manchas da pele é descobrir a causa. Independente da causa ou tipo , é importante consultar o médico dermatologista para iniciar o tratamento certo. O segundo passo e não menos importante, é usar filtro solar regularmente. Uma boa dica são os produtos em spray, que podem ser espalhados com mais facilidade por todo o corpo.

Por: AgComunicado