Seja bem vindo a Online Farma!

Que mulher nunca sentiu os pés inchados no final do dia, a barriga estufada depois de horas do almoço ou aquela dificuldade, de uma hora outra para outra, de vestir uma calça jeans? As pesquisas indicam que oito em cada dez mulheres sofrem com problemas de retenção de líquido.

Podemos caracterizar a retenção hídrica como um acúmulo de água entre as células que, se não forem eliminadas pela urina, podem gerar inchaço na barriga, pés, tornozelos, seios e coxas, e elevar o peso em até 2 quilos em um único dia.

As causas variam: tensão pré-menstrual (TPM), sedentarismo, má alimentação, problemas no rins ou desregulação hormonal. Os hábitos alimentares e a postura diária também têm interferência nas chances de reter mais ou menos líquidos.

Alimentos com grande teor de sal, como a linguiça e a salsicha, têm muito sódio, que retém líquidos. Embutidos consumidos em excesso costumam gerar a desconfortável retenção de líquidos. O mesmo processo pode ser aplicado ao açúcar.

Embora as mulheres tenham maior predisposição a reter líquidos, os homens não estão imunes ao problema. Em geral, quando isso ocorre com eles pode haver alguma infecção ou patologia associada, como hipertensão ou problemas cardíacos.

Confira algumas dicas para evitar esse problema:

Inclua alimentos diuréticos, como frutas e verduras, em seu cardápio. Além de bastante nutritivos, ajudam no funcionamento do organismo;

Evite a ingestão diária de alimentos industrializados, como refrigerantes e sucos em pó concentrados;

Reduza o consumo de sal e alimentos ricos em sódio;

Prefira chás de ervas naturais. Por serem bebidas diuréticas, elas ajudam no emagrecimento;

Beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia. Beber água, ao contrário do que se imagina, ajudar a combater a retenção, além de melhorar o funcionamento intestinal;

Evite ficar na mesma posição por muitas horas.

Por: AgComunicado