Seja bem vindo a Online Farma!

 

Os pés são a base de todo o corpo. Além de sustentar o peso, eles mantém ou influenciam no equilíbrio de regiões como a coluna. Não é a toa que algumas terapias, como a acupuntura e a reflexologia, o chamam de “mapa do corpo”. Por este e outros inúmeros motivos, os pés merecem atenção e cuidados. 
 
Pisar torto e usar calçados que apertem os pés, impedindo sua “respiração”, são os maiores fatores que predispõem às calosidades. Os calos surgem como uma resposta às pressões ou agressões aos pés.  Eles funcionam como uma espécie de escudo e tornam a pele da região afetada mais grossa e rígida, para evitar machucados mais graves. 
 
A melhor forma de evitar os calos nos pés é escolher calçados confortáveis. Não adianta escolher o modelo mais bonito, se este machucar os pés!
 
Massagear os pés com produtos hidratantes que contenham substâncias como a ureia, que afinam a pele, ajuda. Para ter uma hidratação mais completa, envolva os pés em um saco plástico logo após aplicar o produto, e deixe agir durante trinta minutos. Essa ação faz com que a pele absorva melhor as substâncias do produto. 
 
Se mesmo assim os calos insistirem em aparecer, use regularmente pedra pome após o banho e as esfregue, suavemente, nos pés. Não lixe ou corte os calos, pois isso fere ainda mais a região e ainda piora o aspecto da calosidade. Em casos de calos inflamados ou doloridos, procure um podólogo ou dermatologista.
 
Além dos produtos hidratantes, você pode contar com terapias alternativas, como a reflexologia. Trata-se de uma técnica que massageia determinados pontos nos pés para amenizar tensões e tratar doenças. A técnica age em prol da saúde e do bem estar e, em alguns casos, pode detectar doenças e auxiliar no tratamento. As sessões duram, em média, uma hora. Não há contraindicações; qualquer pessoa pode se beneficiar com a terapia. 
 
Por: AgComunicado