"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Saiba como proteger a pele do fotoenvelhecimento


04/11/2012 - 23:00:00 | 609

Algumas pessoas ainda associam a saúde da pele ao nível de bronzeamento e é exatamente neste ponto que mora o perigo. Os raios do sol podem trazer incontáveis benefícios à saúde, mas é preciso ter alguns cuidados especiais para não causar efeitos contrários e indesejados. É que a exposição ao sol  sem a proteção dos filtros solares pode desencadear o fotoenvelhecimento da pele.

Nossa pele segue dois padrões de envelhecimento. O primeiro é a intrínseco -  também conhecido como cronológico. É o que ocorre naturalmente, com o passar dos anos. E o segundo é extrínseco, desencadeado por fatores ambientais, como a exposição à luz,  poluição, cigarro, etc.

O fotoenvelhecimento da pele é desencadeado pela exposição solar e à luz artificial e provoca ressecamento, manchas e rugas, alterações na textura (a pele tende a ficar mais áspera), além de alterações na pigmentação (a pele fica amarelada). Além desses efeitos, com o tempo, a pele fotoenvelhecida também perde a elasticidade e o brilho.

As nossas atividades diárias contribuem em aproximadamente 80% à essa exposição à luz. A melhor maneira de prevenir esse mal é usar protetor solar todos os dias.  

Mesmo nos dias de inverno nossa pele fica exposta aos raios UVA, um dos maiores causadores do fotoenvelhecimento. Eles penetram nas camadas profundas da pele e são mais intensos no período das 10h às 16h. Já os raios UVB são responsáveis pelas queimaduras solares e alterações que tornam o organismo suscetível ao câncer de pele.

O fotoenvelhecimento pode atingir qualquer pessoa, mas quanto mais clara a pele, maior a predisposição a sofrer esses danos.

O tratamento adequado deverá sempre ser indicado por um médico dermatologista. Para prevenir o envelhecimento da pele, além do uso regular do protetor solar, é importante manter uma dieta balanceada e rica em  antioxidantes, e ingerir pelo menos 2 litros de água para manter um bom nível de hidratação.

Por: AgComunicado