Seja bem vindo a Online Farma!

Boa parte das pessoas já notou, em algum momento da vida, o surgimento de bolinhas ásperas pelo corpo, em especial na região do bumbum, braços ou coxas. É a chamada queratose pilar, um problema de pele bastante comum, frequentemente confundido com acne.

Ao contrário da acne, que ocorre por problemas nas glândulas sebáceas, a queratose pilar decorre de alterações genéticas, que  fecham os poros de células de mortas, impedindo o crescimento dos pelos e manifestando-se sob a pele na forma de bolinhas ásperas. Essa não é uma doença contagiosa, mas um tipo de condição crônica que pode melhorar ou piorar espontaneamente e durar a vida toda.

Algumas pessoas apresentam predisposição genética. Os médicos ainda não conhecem ao certo todas as causas, mas sabe-se que o problema é, em parte, ocasionado pela produção excessiva de queratina na pele, podendo se relacionar a doenças alérgicas como asma e rinite. Peles ressecadas são suscetíveis à queratose, em especial durante o inverno.

TRATAMENTO

Por mais difícil que seja, evite cutucar ou espremer as bolinhas, pois assim irá inflamar a região afetada e agravar o problema.

Os casos mais leves de queratose pilar podem ser amenizados por meio de esfoliantes e cosméticos suaves. No entanto, essa medida não irá extinguir o problema. Os esfoliantes costumam remover apenas a camada superficial da pele, sem controlar a produção de queratina.

É importante evitar banhos quentes e hidratar a região afetada, no mínimo, duas vezes ao dia, além de não exagerar no uso de sabonetes, pois eles tendem a agravar o ressecamento e a queratose. Prefira sabonetes de glicerina ou produtos específicos para peles ressecadas.

O tratamento para queratose deve ser acompanhado pelo um médico dermatologista que, em alguns casos, pode indicar sessões de peelings.

Por: AgComunicado