"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Saiba mais sobre a Testosterona


21/11/2012 - 23:00:00 | 638
     O que você precisa saber sobre a Testosterona.
 
     A Testosterona é um hormônio produzido pelo testículo nos homens, e pelo ovário nas mulheres. Esse hormônio causa muitos efeitos tanto em homens como em mulheres por ser o grande responsável pelo desempenho sexual, sendo que a produção é cerca de 30 vezes maior nos homens. A diminuição desse hormônio pode acarretar diversos problemas tanto físicos quanto psicológico para ambos. 
 
     As mulheres geralmente sentem muita fraqueza, cansaço, diminuição considerável de libido ou perda total do desejo sexual. O aumento de massa corpórea e dificuldade para emagrecer também afetam as mulheres com baixa testosterona. Por produzir uma quantidade bem maior de testosterona que as mulheres, os homens apresentam sintomas mais problemáticos, que atingem principalmente a atividade sexual. 
 
     Os sintomas da diminuição de testosterona no homem geralmente são redução da fertilidade, fraqueza, diminuição de libido, depressão, aumento no risco de fraturas e aumento de massa gordurosa. A baixa produção de testosterona ligada a fatores do dia-a-dia como estresse, ansiedade e uso exagerado de medicamentos também pode causar a impotência sexual.
 
     É importante que homens e mulheres tenham um acompanhamento médico para regularizar os níveis de testosterona e assim voltar a ter uma vida normal tanto física quanto sexualmente. 
 
     Já existem produtos naturais para auxiliar no aumento dos níveis de testosterona para ambos os sexos, como a Tribulus Terrestris que é um medicamento à base de ervas que age como estimulante sexual, melhora o desempenho motor e auxilia no tratamento de disfunção erétil. 
 
     Vale lembrar que é necessário acompanhamento médico, pois em alguns casos como mulheres com câncer de mama e homens em tratamento de câncer de próstata não devem receber reposição hormonal de testosterona. 
 
     Como podemos notar, a testosterona é muito importante para homens e mulheres, e já que a diminuição desse hormônio pode ser causada por fatores clínicos e cotidianos, é essencial cuidar da saúde física, evitando situações de risco e hábitos que causem essa deficiência hormonal.