Seja bem vindo a Online Farma!

 

 

 

Existe uma crença de que ingerir álcool promove o aquecimento do corpo humano, em meio à queda de temperatura. De acordo com a médica clínica geral, Ligia Brito, essa ideia não procede, pois o consumo de bebidas, como vinho ou conhaque, aquece o estômago e, por isso, tem-se a sensação de que o corpo está sendo aquecido. Além disso, essa prática contribui para acelerar a hipotermia (quando a temperatura do corpo cai).

 

A estudante de pedagogia Ana Maria Santana, 22, admite que já consumiu bebidas, como conhaque, com intuito de manter-se aquecida, em meio a dias muito frios. "Quando eu estava na Europa, me lembro de ter consumido álcool para suportar aquela temperatura baixa do inverno, mas numa das ocasiões, não havia me alimentado, senti uma queda de pressão e dor de estômago no dia seguinte", afirma. Situações como essa  ocorrem pelo fato da bebida  queimar as membranas do estômago e, caso ele esteja vazio, existe, de fato, o risco de haver gastrite aguda, o que - justamente - ocorreu com a estudante.

 

Hipotermia

 

Ligia Britto explica que  o  álcool faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, provocando a queda da temperatura do corpo, o que contribui para o quadro de hipotermia. Para a especialista, quanto maior teor alcoólico ingerido, mais acelerado fica o metabolismo, provocando a queda da temperatura do corpo. 

 

A especialista alerta para alguns sinais que podem indicar que a pessoa esteja passando por esse quadro, como ocorrência de tremores, pele pálida e dificuldade para se locomover, dentre outros. "Além disso, situações mais crônicas apontam para complicações cardíacas e falência múltipla de órgãos. Quantos aos cuidados básicos, o mais importante é aquecer o corpo e, em situações críticas, recorrer ao atendimento médico", define.  

 

Temperatura do corpo

 

Quando o corpo está exposto a baixas temperaturas, é normal que ocorra 'autodefesa', então, o organismo retira sangue de áreas como mãos e pés e o leva a órgãos extremamente importantes, como o coração. De acordo, com a médica, isso explica o fato das mãos e pés apresentarem mais frias, quando o corpo é submetido a temperaturas mínimas. 

 

A temperatura média do corpo, em condições normais, é o valor semelhante ao registrado na axila, segundo artigo da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O índice tido como normal  está em torno de 36,5 °C.

 

 

Médica clínica geral - Ligia Brito

https://www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV

 

https://www.if.ufrgs.br/~dschulz/web/efeitos_temp.htm