Seja bem vindo a Online Farma!

O final do ano chegou e o cansaço parece não dar trégua? A correria habitual de trabalho ou outros afazeres, somados aos preparativos das festas de Natal e Ano Novo, sugam as energias e nos fazem deixar a saúde em segundo plano. E neste momento é fundamental reavaliar seus hábitos!

Pular o café da manhã é um dos hábitos mais frequentes das pessoas que estão sempre com pressa. E é aí que mora o perigo. O café da manhã é a principal refeição do dia. Repõe os nutrientes gastos pelo organismo durante o sono e fornece energia e disposição. Comer bem não significa comer muito, mas sim se alimentar de forma equilibrada e saudável.

Saber combinar nutrientes – não apenas no café da manhã – é a chave para afastar o cansaço. Carboidratos (massas, cereais) fornecem energia para as atividades rotineiras e também para a prática de exercícios físicos. Frutas, verduras e leguminosas, ricas em água, fibras e outros nutrientes, ajudam a manter o bom funcionamento do metabolismo e previnem doenças. Conheça alguns dos alimentos que ajudam a por fim ao cansaço e manter a boa forma:

Frutos do mar – São ricos em zinco e selênio, substâncias que reduzem o cansaço e ansiedade.

Alface – É rica em fosfato, substância que quando em baixa no organismo causa depressão e cansaço físico e mental. Seu talo ainda contém lactucina, uma substância que atua como calmante.

Espinafre – O ácido fólico e o potássio, presentes em sua composição, previnem males como a depressão e a fadiga. Também é rico em magnésio e vitaminas A, B e C, responsáveis pelos equilíbrio da pressão e do sistema nervoso.

Banana – A presença de carboidratos, potássio, magnésio e vitaminas a tornam uma das maiores aliadas de esportistas e pessoas preocupadas com a saúde e a boa forma. Fornece bastante energia para o organismo e ajuda a diminuir a ansiedade. Também é uma boa opção para emagrecer com saúde, uma vez que aumenta a sensação de saciedade. Só não vale exagerar na quantidade, pois a frutose, presente em sua composição, pode aumentar os números da balança. Também deve-se evitar comê-la antes de dormir, pois é um alimento “pesado” e que pode atrapalhar o sono.

Por: AgComunicado