"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Saiba sobre a relação da alimentação com a fertilidade


03/10/2013 - 23:00:00 | 551
Muitas mulheres enfrentam problemas para engravidar, muitos podem ser os fatores que dificultam a concretização deste objetivo, ou por quê têm alguma alteração hormonal ou apresentam problemas específicos como: ovários policísticos, mioma ou alguma outra alteração e homens também podem apresentar algum problema de ordem hormonal que reflita na produção de espermatozóides e na capacidade reprodutiva.
 
Existem diversos tratamentos para estes casos, mas é importante que as alternativas naturais existentes possam ser exploradas, se comprovadamente produzem resultados: é o caso da alimentação equilibrada.
 
Em 2012 foi lançado um livro intitulado: Fertilidade e Alimentação, pelo médico Arnaldo Cambiaghi e pela nutricionista Débora Rosa, o livro faz uma abordagem da importância da alimentação para estimular e fertilidade, que pode aumentar ainda mais as chances de gravidez se algum tratamento for realizado ao mesmo tempo.
 
Especialistas acreditam que uma alimentação equilibrada e natural favorece a fertilidade e as substâncias presentes nos alimentos, se devidamente combinadas, ajudam na conquista de objetivos. O hábito de uma alimentação rica em conservantes, corantes, acidulantes etc., pode, segundo estudos, desequilibrar o sistema hormonal de homens e mulheres e desta forma, dificultam a realização do objetivo de gerar uma criança.
 
Há substâncias que precisam estar presentes na alimentação dos casais que são: Vitaminas B6 que podem ser encontradas em folhas verdes, carne, gérmen de trigo, grãos integrais, ovos, fígado bovino, entre outros. Vitamina E, principalmente na alimentação dos homens, pode favorecer a produção de espermatozóides e em mulheres previne abortos. Essa vitamina pode ser encontrada em grãos integrais, arroz integral, nozes, abacate, entre outros alimentos.
 
O Zinco é um mineral essencial para promover a fertilidade e se aliado à vitamina B6 tem seu efeito otimizado em mulheres. Os alimentos que possuem esse mineral são: peito de peru, feijões, carne bovina, entre outros.
 
A vitamina C em homens principalmente, melhora a contagem de espermatozóides e nas mulheres, atua melhorando as condições de ovulação. Os alimentos são: laranja, couve-flor, tomate, acerola, morango, goiaba, maçã, entre outros. O selênio é um importante mineral, ajuda a aumentar a concentração de espermatozóides saudáveis. Os alimentos ricos em selênio são: grãos integrais, ovos, entre outros.
 
A vitamina A é fundamental para a fertilidade e deve estar presente na dieta dos homens principalmente, os alimentos ricos nesta vitamina são: espinafre, óleo de fígado de bacalhau, mamão, ervilha, cenoura, entre outros. Há na natureza um medicamente à base da planta Tribulus Terrestris que possui ação supreendente em homens e mulheres normalizando o sistema hormonal e promovendo a fertilidade.
 
Acredita-se que uma alimentação saudável pode atuar tratando problemas relacionados à fertilidade, por que não introduzir esses alimentos na dieta?