Seja bem vindo a Online Farma!

Provavelmente você tenha ouvido falar sobre efeito diurético, mas sabe o que é e quais as causas ao organismo?
 
Muitas pessoas recorrem ao efeito diurético produzido por alguns alimentos e algumas ervas medicinais a fim de emagrecer, mas não se dão conta de que o efeito diurético implica em alguns efeitos colaterais ao organismo que precisam ser reparados para o equilíbrio da saúde.
 
Quando o organismo acumula água, alguns fatores podem estar relacionados como: mau funcionamento dos rins; problemas relacionados ao sistema circulatório e linfático; excesso de sal na alimentação; no caso das mulheres, pode estar vinculado ao período menstrual ou gravidez.
 
O inchaço ou retenção de líquidos podem ser amenizado com simples ações como: ingestão de água; chás; frutas ricas em água; verduras etc. Esses alimentos possuem ação diurética, ajudam na desintoxicação do organismo que se dá pelo aumento da produção de urina.
 
Os alimentos, chás, água etc., que possuem efeito diurético podem ser explorados, mas com o aumento da quantidade de urina ao longo do dia, quantidade considerável de potássio se perde.
 
Com a perda de potássio, o indivíduo pode vir a sofrer de desequilíbrios no ritmo cardíaco, portanto, é fundamental que esse mineral seja reposto em meio ao processo da ingestão de elementos que provocam efeito diurético.
 
É importante não confundir perda de líquidos com perda de gorduras e que haja a compreensão de que é necessário diminuir o ritmo de consumo de alimentos diuréticos em alguns períodos, para manter o organismo em equilíbrio.
 
Frutas como: pêra; abacaxi; melancia; coco; morango; maçã etc. Verduras como: agrião; escarola; beterraba; cenoura; pepino etc. Chás: chá-verde; chá- vermelho, entre outros. Utilizar o gengibre e canela aumenta o poder diurético dos chás.
 
Use os diuréticos, com cautela à saúde!