Seja bem vindo a Online Farma!

Conheça as principais utilidades dessa erva em prol da saúde

Sem dúvidas, esse é um dos temperos mais utilizados na dieta, isso porque possui um sabor e aroma inconfundíveis, trata-se da salsinha. Mas não é só isso, a salsinha possui inúmeras propriedades benéficas à saúde, sem contar que por proporcionar mais sabor aos mais diversos pratos, diminui a necessidade da utilização do sal, que pode causar tantos problemas de saúde, com ênfase na hipertensão.
 
Quais são as propriedades dessa erva ou hortaliça?
 
A salsinha é diurética, ou seja, ajuda a aliviar aquela sensação de inchaço que costuma incomodar tantas pessoas. Além do poder diurético, está entre as ervas carminativas, ou seja, previne e trata os gases intestinais.
 
Você sabia que a salsinha é expectorante? Em casos de gripes, resfriados, de tosses congestionadas, auxilia na eliminação da secreção causada por essas infecções.
 
E para as mulheres é um alimento importante para inclusive regular o ciclo menstrual.
 
É importante para abrir o apetite e possui ação antitérmica, é importante que a erva seja utilizada inclusive na dieta das crianças que costumam apresentar dificuldades para se alimentar.
 
A erva estimula a boa circulação sanguínea, desta forma, também age prevenindo doenças cardiovasculares.
 
As folhas e talos da salsa podem ser utilizadas para combater febres. Uma colher de sopa ao menos três vezes ao dia auxilia no tratamento.
 
Para casos de disenteria, pode ser utilizado o chá da salsinha, lembrando que a salsinha (folhas e talos) deve ser fervida junto com a água. O chá pode ser tomado três vezes ao dia.
 
Para o tratamento de gripes, tosses, bronquite asmática e até mesmo laringite, pode ser explorado o suco de salsinha adoçado com mel. Basta uma xícara de chá de água filtrada, duas colheres generosas de salsa e uma colher de sobremesa de mel natural, bata no liquidificador por aproximadamente 3 minutos e está pronto o suco, que deve ser tomado em jejum, uma vez ao dia apenas.
 
Já as raízes da salsinha, que não costumam ser aproveitadas, são importantes e possuem indicações para a saúde. 
 
Para o tratamento de gases intestinais, as raízes podem ser fervidas junto com a água. Podem ser tomadas até quatro xícaras deste chá ao longo do dia.
 
Para casos de nefrite e cistite, pode ser realizado o chá por infusão. O que quer dizer? A água antes de levantar fervura deve ser despejada sobre as raízes em uma xícara, deixe descansar por aproximadamente 5 minutos, coe e tome este chá morno, o processo pode ser repetido até quatro vezes ao longo do dia.
 
Essas são só apenas algumas das indicações, sem contar na versatilidade da utilização dessa erva na alimentação diária, pode ser aproveitada em molhos, saladas, refogados, os sucos de frutas tradicionais podem ter acrescentados em seu preparo algumas folhas de salsinha, além de sabor, as folhas conferem mais saúde ao suco.
 
Se já utiliza a salsinha, prossiga e se não tem o hábito, passe e utilizar na dieta.