Uma pesquisa realizada pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, e divulgada na publicação americana Menopause indica que mulheres que sofrem com ondas de calor e que suam à noite por conta da menopausa apresentaram risco 11% menor de desenvolver problemas cardíacos.
O estudo acompanhou mais de 60 mil mulheres durante 10 anos e concluiu que as mulheres que sofrem com as ondas de calor típicas do período apresentam maior resistência a doenças cardiovasculares. Diferentemente de estudos anteriores que relacionavam a menopausa a aumentos na pressão e na taxa de colesterol, a nova pesquisa mostra que mulheres que tenham sofrido com ondas de calor no auge da menopausa têm menos problemas cardiovasculares que as mulheres que desenvolvem os sintomas mais tarde, ou nem chegam a desenvolvê-los. Para explicar o achado, pesquisadores acreditam que o sistema sanguíneo dessas mulheres estaria respondendo às variações hormonais de forma a minimizar um possível entupimento das artérias e outras causas de doenças cardiovasculares.
No entanto, mais pesquisas ainda precisam ser feitas para identificar outros fatores que possam influenciar nas descobertas.
O que é Menopausa?
A menopausa é um processo natural pelo qual todas as mulheres passam quando envelhecem, geralmente entre 45 e 55 anos. No entanto, nenhuma mulher diria que os sintomas parecem “normais” quando são acometidas por ondas de calor, suor noturno, alterações de humor ou cansaço. Trata-se de uma fase desafiadora para a mulher, tanto física como emocionalmente.
A menopausa ocorre quando os níveis de estrogênio diminuem e provocam mudanças no ciclo menstrual. A ovulação é interrompida, fazendo com que os períodos menstruais sejam menos frequentes, até sua interrupção total.
São sintomas da menopausa:
- Ondas de calor
- Diminuição da libido
- Suor noturno
- Ressecamento vaginal
- Irregularidade dos ciclos menstruais
- Insônia
- Irritabilidade
- Ansiedade
- Pensamentos depressivos
Para lidar com os incômodos da menopausa existem várias opções de remédios naturais.
Fonte: Agência Comunicado