"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Se ajude contra a ansiedade


10/08/2014 - 23:00:00 | 671

Consuma alimentos naturais, mude maus hábitos

Aquela sensação de inquietação ou nervosismo que faz com que nos preocupemos com uma situação presente ou que está prestes a ocorrer não costuma fazer nada bem à saúde. Que sensação é essa? É a tal da ansiedade, o mal do século que acomete milhões de pessoas no mundo independente de sexo ou idade.
 
Antes de qualquer intervenção médica é importante reconhecer que o tratamento da ansiedade começa em nós mesmos, isso mesmo, começa em nossa mente, em nossa decisão, cabe a nós permitir ou não que este sentimento tome conta de nossas mentes e reflita sobre a nossa saúde.  
 
Muitos problemas relacionados ao coração podem piorar devido à ansiedade, diversos estudos científicos já comprovaram que a maioria dos casos de infarto fulminante está relacionada com algum incidente que tenha gerado nervosismo intenso.
 
É fundamental que um tratamento médico adequado seja prescrito com medicamentos específicos e indicados para o caso em particular. Em muitos casos é importante que haja tratamento psicológico a fim de dar o suporte necessário para driblar este mal do século.
 
Mas quais as maneiras naturais de combater esse mal?
 
Ouça música: Músicas são importantes e se constituem em um essencial recurso para aliviar a tensão e driblar a ansiedade, ouvir uma música preferida ou até mesmo ouvir músicas mais relaxantes pode ser uma boa maneira de vencer as inquietações diárias.
 
Banho relaxante: Um banho morno, preferencialmente com sais de banho de essências relaxantes é indicado. Se você tiver banheira, melhor ainda, você pode ouvir música nesse momento, o que auxilia ainda mais no ganho de benefícios.
 
Exercícios físicos: A prática de atividades físicas moderadas é altamente indicada e produz benefícios até mesmo sobre o sistema nervoso. Muitos já sabem que exercícios físicos fazem com que o organismo produza neurotransmissores conhecidos como endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar.
 
Chocolate: Isso mesmo, essa iguaria é bem-vinda no tratamento da ansiedade. Mas o indicado é o chocolate amargo, mais rico em cacau e em triptofano, aminoácido que ajuda o organismo a produzir serotonina, outro neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Mas isso não quer dizer que pode haver exagero, um gomo de chocolate apenas é o indicado.
 
Chás naturais: Algumas plantas possuem propriedades calmantes e podem ser utilizadas sem agressões ao organismo. Quais plantas são essas? Valeriana, camomila, melissa, alecrim, maracujá, entre outros.
 
Uma alimentação natural e equilibrada sem aquele excesso de condimentos e conservantes também auxilia no tratamento da ansiedade, o consumo de frutas, verduras, legumes, a ingestão de pelo menos dois litros de água filtrada ao dia etc., pode auxiliar e muito no equilíbrio do sistema nervoso.
 
Entre outras palavras, uma vida mais saudável, com hábitos mais saudáveis é o indicado para a cura e tratamento da ansiedade. Viva a vida de maneira mais leve e natural.