Seja bem vindo a Online Farma!

Quais hábitos precisam ser mudados para a saúde do aparelho auditivo?

 
 
Muitas pessoas não costumam se preocupar com a audição até que algum problema surja. Mas é importante que se saiba que ao longo dos anos, decorrente do envelhecimento celular, a audição naturalmente é prejudicada, por isso é tão comum que alguns idosos compreendam de maneira equivocada algumas palavras, os sons passam a se confundir e palavras com pronúncia semelhante frequentemente são trocadas.
 
O ouvido é formado por três importantes partes: a parte externa constituída pelo pavilhão auditivo (orelha) e pelo canal auditivo; médio, que compreende o martelo, bigorna e estribo e a interna, formada pela cóclea, sistema vestibular e pelo nervo auditivo.
 
A surdez que é cientificamente conhecida como presbiacusia é um dano irreversível, por isso é tão importante cuidar da audição desde cedo, em um processo de perda de audição gradativa o dano se deve aos maus hábitos.
 
Muitas pessoas têm o frenético hábito de limpar ou ouvidos, mas a cera de ouvido (cerúmen) não existe à toa, as funções dessa secreção são: impedir que a pele do canal auditivo sofra ressecamento; proteger o ouvido de sujeiras e da entrada de pequenos insetos e também age como bactericida, evitando a proliferação de agentes externos invasivos, prevenindo o surgimento de infecções.
 
Pessoas que produzem muita cera no ouvido, devem procurar um especialista otorrinolaringologista para que a limpeza seja realizada. Em hipótese alguma o ouvido deve ser cutucado com objetos pontiagudos, essa ação pode afetar os tímpanos.
 
Erram aqueles que usam o cotonete na parte interna do ouvido, apenas a parte externa deve ser limpa. Para limpar o canal do ouvido sem agressão utilize uma toalha limpa, envolva o dedo mínimo e introduza com delicadeza no ouvido fazendo movimentos de dentro para fora, as cerdas da toalha não permitirão que o cerúmen se concentre na parte externa do ouvido.
 
Pessoas que trabalham em lugares barulhentos devem fazer o uso de protetores auriculares que devem ser frequentemente trocados e higienizados.
 
É muito comum que as pessoas mantenham seus fones de ouvido para se abstrair inclusive de situações cotidianas de estresse, mas é importante evitar o uso excessivo e tomar cuidado com o volume utilizado.
 
Há muitas receitas caseiras para tratar problemas de ouvido, mas é importante que a qualquer sinal de anormalidade ou dor, um especialista seja procurado para que um medicamento específico seja indicado.
 
Algumas doenças, como é o caso da rubéola atacam a audição, é fundamental ter o controle da vacinação em mãos.
 
É primordial realizar o teste audiológico a cada cinco anos, no caso dos idosos esse teste pode ser feito a cada três anos.
 
É importante dar ao ouvido o necessário descanso, evite dormir com aparelhos ligados e, procure um lugar calmo esem barulhos para descansar pelo menos dez minutos por dia.