"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Alguns sinais no corpo feminino de que pode haver algum problema com a tireoide


06/03/2016 - 23:00:00 | 625

Compreenda sobre este assunto


Se algo está “estranho” nos hábitos do corpo é importante compreender os sinais. 
 
A glândula tireoide localiza-se na região do pescoço no corpo humano e possui inúmeras funções importantes no organismo como: auxilia no funcionamento regular do metabolismo, auxilia a regular a temperatura corporal, age em prol da normalização dos batimentos cardíacos, entre outras. 
 
Além dessas ações, a tireoide produz um importante hormônio conhecido como TH, que quando não é produzido de maneira equilibrada no organismo pode causar uma série de reações. 
 
Há duas anormalidades na tireoide. Pode produzir excesso de hormônio (hipertireoidismo) ou pode produzir pouco hormônio (hipotireoidismo).
 
Quais os sintomas de que algo pode estar errado com a tireoide?
 
Sensação de tristeza ou depressão – Quando está funcionando em desequilíbrio e produzindo pouco hormônio a tireoide pode vir a causar alterações no humor, isso ocorre porque o TH afeta os níveis de serotonina no organismo – hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e sono regular. Já quando produz excesso de TH, pode causar ansiedade e irritabilidade.
 
Excesso de sono – Mulheres que sentem muito sono e dificuldade para levantar ou que se sentem indispostas e cansadas ao longo do dia devem procurar um especialista. A tireoide pode ter ligação com essas alterações.
 
Pele ressecada e queda capilar – Pele muito ressecada, cabelos caindo em excesso e unhas quebradiças, podem ser sinal de tireoide funcionando em desequilíbrio. Isso pode ocorrer por conta de alterações no metabolismo que também alteram a hidratação do corpo e pode interromper o crescimento natural dos fios capilares.
 
Ganho de peso – Aumento de peso de uma hora para outra sem mudanças na alimentação, pode ser sinônimo de problemas na tireoide. A pessoa pode inclusive, ter uma vida saudável e praticar exercícios físicos e ainda assim, ganhar peso. Vale procurar um especialista.
 
Alterações nos batimentos cardíacos – Coração que bate descompassado pode ser sinal de mau funcionamento na tireoide. Vale prestar atenção nestes sinais.
 
Desconforto na garganta ou pescoço – Qualquer inchaço ou alteração no pescoço ou até mesmo na garganta pode significar desequilíbrio no funcionamento da tireoide e vale ficar sempre atenta.
 
Esses são só alguns dos sinais que podem estar relacionados com distúrbios na tireoide. É importante procurar um especialista caso algo estranho esteja ocorrendo com o corpo.