"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Soja: contra a obesidade e a favor do ganho de massa magra


06/07/2016 - 16:17:24 | 315

 

 

COMPREENDA SOBRE OS IMPORTANTES BENEFÍCIOS DESTA LEGUMINOSA

 

Uma alimentação saudável, rica em nutrientes, em carboidratos complexos e em proteínas de qualidade é essencial para o perfeito funcionamento do organismo e é a chave da saúde para as pessoas, independentemente de seus perfis singulares de saúde.

Uma alimentação equilibrada favorece não apenas as pessoas que já praticam atividades físicas ou determinado esporte, mas também aquelas que ainda não se exercitam.

O estudo Benefícios da Soja no Controle da Obesidade, publicado pela Revista Eletrônica Novo Enfoque, ressalta que o consumo da soja pode favorecer o bom funcionamento do metabolismo lipídico, o que consequentemente atua na prevenção de doenças cardiovasculares e leva ao emagrecimento saudável. Estas importantes ações à saúde se devem à presença dos fitoestrógenos. Segundo o estudo, dentre mais de 800 vegetais, a soja é o alimento mais rico em fitoestrogénos.

A nutricionista Glaucia Braggion, destaca a importância que uma dieta apropriada antes e após os treinos é fundamental para garantir a energia e desempenho necessários para a prática das atividades: “Esse equilíbrio nos alimentos ingeridos garante energia para o exercício, além de uma boa recuperação muscular, proporcionando redução no risco de lesões e resultados favoráveis no desempenho".

Para aqueles que inclusive praticam esportes, vale acrescentar que a soja é uma importante fonte de energia, além de se tratar de um alimento que pode ser aproveitado de diversas maneiras na dieta.

A matéria Soja nossa de cada dia, destaca que a soja é considerada um grão sagrado na China, no mesmo patamar do arroz, milho e de outros cereais, sendo parte importante da dieta dos orientais há milhares de anos. 

A reportagem também ressalta que estudos apontam que pessoas que agregam a soja à dieta com o intuito de emagrecer, conseguem resultados ainda mais efetivos do que aquelas que apenas focam na restrição de calorias.

 

O QUE COMER ANTES E APÓS OS TREINOS?

 

A nutricionista Glaucia Braggion dá importantes dicas de como deve ser o “comportamento” alimentar antes e após os treinos.

Antes de começar a treinar, a especialista explica que é recomendado que carboidratos complexos sejam consumidos que estão presentes nos pães integrais, nos cereais, nas frutas e nos alimentos de baixo índice glicêmico:

“Um exemplo de lanche é um sanduíche de pão integral com uma pasta de ricota e cenoura, que fornece energia e fibras. Um suco ou bebida rica em nutrientes auxilia na hidratação pré-treino e compõe um excelente complemento para a refeição pré-treino.”

O artigo Alimentação pré-treino – O que comer antes do treino? esclarece que a alimentação pré-treino é fundamental porque consiste em um dos momentos mais importantes do dia, já que os nutrientes ingeridos serão utilizados para manter os níveis de energia equilibrados para que pessoa faça um bom treino e até para que tenha uma boa recuperação muscular após as atividades.

Por isso, é fundamental cuidar da dieta e não seguir conselhos malucos de pessoas que afirmam treinar sem a devida dieta, apenas porque querem emagrecer.

Já após o treino, a especialista recomenda que é importante não apenas consumir alimentos fontes de carboidratos para a reposição de energia, mas também proteínas de alto valor biológico, para garantir a recuperação e os ganhos de massa magra:

“A soja, seu extrato ou proteína texturizada são bons exemplos de fontes de proteína de alta qualidade, já que contêm todos os aminoácidos essenciais, e, portanto, podem ajudar na recuperação e ganho de massa muscular. As bebidas à base desse grão são, então, opções para compor shakes e vitaminas nutritivas, que combinam muito bem com a alimentação pré e pós-treino.”

O ideal seria que a energia e reposição de energia fossem obtidas da maneira mais natural possível. Inclua a soja em uma alimentação equilibrada e constate os benefícios à saúde.

 

Glaucia Braggion – Nutricionista pela Universidade São Judas Tadeu, possui Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Doutoranda em Educação Física pela USJT e membro do Conselho de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.

Também trabalha para a empresa PrimeFitness: www.primefitness.com.br

 

Fontes

Benefícios da Soja no Controle da Obesidade. Revista Eletrônica Novo Enfoque. Realizado por: Jaqueline Carvalho Peixoto; Ângela Passos Feijó; Andréa Bittencourt de Santana Teixeira; Silvia Nóvoa Louzada: www.castelobranco.br/sistema/novoenfoque/files/12/artigos/07.pdf

Soja nossa de cada dia. Revista Viva Saúde: revistavivasaude.uol.com.br/edicoes/41/artigo43512-1.asp

Alimentação pré-treino – O que comer antes do treino? Hipertrofia.org: www.hipertrofia.org/blog/2015/07/24/alimentacao-pre-treino-o-que-comer-antes-do-treino

 

Agradecimento

S2 Publicom - Assessoria