Seja bem vindo a Online Farma!

Simples, gostoso e repleto de nutrientes

O tomate é uma fruta rica em nutrientes e propriedades importantes à saúde. Mas costuma ser aproveitado principalmente no preparo de molhos de tomate, refogados e saladas.
 
Esse alimento é rico em vitamina A, vitamina C, que juntas atuam como poderosos antioxidantes. É rico nos minerais potássio e cálcio e em um antioxidante em especial conhecido como licopeno, com ação anticancerígena.
 
O consumo regulado do tomate ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o que o torna uma fruta importante para o tratamento da diabetes. 
 
É um importante “desintoxicante” do fígado e também ajuda a regular a flora intestinal já que é rico em fibras.
 
Mas algumas recomendações para aproveitar o melhor do tomate são importantes. Uma delas é: Evite o consumo do molho em lata, isso porque é rico em conservantes, em sódio e ao invés de benefícios à saúde, ao contrário, você estará apenas se prejudicando. O ideal é preparar o molho com o tomate fresco, além de ser muito mais saboroso.
 
Outra dica bem legal para aproveitar o melhor do tomate é por meio de suco. Isso mesmo, e além de oferecer essas importantes propriedades já mencionadas, o suco de tomate fica uma delícia.
 
Como fazer?
Você vai precisar de um tomate maduro picado e com casca, lembrando que a fruta deve estar madura e firme e a casca lisinha, sem imperfeições. Você também vai precisar de 200 ml de água filtrada e de uma pitada de sal, que pode ser substituído por sal marinho. Basta bater no liquidificador por aproximadamente 3 minutos em potência alta. O suco deve ser tomado sem coar e logo após o preparo, para que as vitaminas não se percam.
 
Algumas folhas de hortelã podem ser utilizadas para conferir mais sabor ao suco, assim como algumas folhas de salsinha ou manjericão. É uma delícia e até mesmo as crianças podem ser estimuladas a tomar o suco.
 
Agora que você sabe preparar o suco de tomate, aproveite para aproveitar melhor esse alimento na dieta.