Seja bem vindo a Online Farma!

Esses alimentos são essenciais para a saúde e para a estética

 
 
Dentre os superalimentos mais indicados na dieta alimentar, estão as sementes oleaginosas. Fazem parte deste grupo: castanha-do-pará, macadâmia, nozes, pistache, avelãs, castanha de caju, entre outras.
 
O que chama a atenção nessas sementes ou também conhecidas frutas oleaginosas é a quantidade de ácidos graxos, conhecidos como ômega-3, assim como a presença de importantes minerais como é o caso do selênio, zinco, magnésio, entre outros. As sementes também contam com vitaminas do complexo B e com boas doses de vitamina E, essencial para a saúde e beleza da pele.
 
Em sua maioria são altamente calóricas, mas isso não quer dizer que não possam ser consumidas com frequência, basta buscar o equilíbrio. Esses alimentos são ricos em fibras e produzem sensação de saciedade, ou seja, se a pessoa estiver realizando uma dieta equilibrada e praticando hábitos saudáveis como exercícios físicos, pode alcançar o emagrecimento.
 
A riqueza em ômega-3 nas sementes oleaginosas as tornam aliadas no tratamento do colesterol, isso porque ajudam a elevar os níveis de HDL (bom colesterol) no sangue e diminuem as taxas de LDL (mau colesterol), em consequência, problemas cardiovasculares como é o caso da aterosclerose, também são prevenidos.
 
Esses alimentos são indicados para controlar os níveis glicêmicos, ou seja, atuam tanto na prevenção quanto no tratamento da diabetes. 
 
São uma excelente opção de lanche entre as refeições, caso surja fome inesperada e podem ser aproveitadas na dieta de diversas maneiras: no iogurte, com frutas, podem compor molhos para saladas, molhos para carnes etc. 
 
Sem exagero e com frequência, consumir as sementes oleaginosas só trará benefícios à saúde. Vale prestar atenção no momento da compra, prefira sempre produtores confiáveis. A compra a granel deve ser cuidadosa e preferencialmente evitada. 
 
Que tal investir no consumo de varias sementes oleaginosas? A sua saúde agradece e se o desejo for emagrecer de maneira saudável, também vale esse investimento à saúde.