Seja bem vindo a Online Farma!

As dietas ioiô, responsáveis pelo famoso “efeito sanfona”, sempre foram consideradas vilãs para a saúde. Um estudo pioneiro nos Estados Unidos levantou os efeitos da dieta ioiô por uma vida inteira e concluiu que tentar perder peso, apesar de alguns insucessos, ainda é melhor do que manter-se obeso sem nenhuma tentativa. Porém, os pesquisadores americanos afirmam que o melhor mesmo é a manutenção de uma alimentação saudável e estável, pois é isso o que rende os melhores resultados para a saúde e a longevidade.  

Para obter uma maior rapidez em termos de resultados, já que seria necessário um processo extremamente longo e dificultoso para a realização desse estudo em seres humanos, os cientistas utilizaram ratos de laboratório para testar se a variação de peso é tão prejudicial quanto a obesidade. Um grupo de animais recebeu uma alimentação saudável ao longo da vida, outro grupo de camundongos recebeu uma alimentação rica em gordura e um último grupo foi alimentando com uma dieta “ioiô”. Todos os animais foram monitorados segundo peso, gordura corporal e níveis de glicemia. O grupo submetido à dieta ioiô apresentou uma grande flutuação nesses indicadores. Os resultados apresentaram melhora durante o período de alimentação saudável e uma piora expressiva nos períodos de alimentação rica em gordura.

Porém, fazendo a média dos indicadores de saúde nos  períodos de boa e má alimentação, foi possível concluir que a média da saúde dos camundongos mostrou-se melhor do que os camundongos continuamente obesos.

O estudo concluiu que os camundongos que participaram de alguma dieta viveram 35% mais do que aqueles que se mantiveram obesos, chegando a apresentar a mesma média de vida dos animais saudáveis, que nunca foram obesos.

Os resultados levam a crer que todos os esforços em seguir uma dieta saudável são válidos para a saúde.

Por: Agência Comunicado