Seja bem vindo a Online Farma!

Aprenda a preparar o suco de tomate de um jeito saudável

 
O tomate é uma fruta importante, rica em nutrientes e em propriedades medicinais. É o principal ingrediente do molho ao sugo, compõe refogados, saladas e mais uma série de receitas.

Dentre os inúmeros nutrientes presentes no alimento o destaque vai para a vitamina C e para a vitamina A, que atuam como poderosos antioxidantes. Os minerais potássio e cálcio também se destacam no alimento e não se pode deixar de mencionar o poderoso antioxidante licopeno, com ação anticancerígena.

Segundo o estudo Licopeno, elaborado pela Escola Paulista de Medicina (Unfesp - EPM), o consumo regular dessa substância atuaria inclusive, na redução dos sintomas no trato urinário e de dor relacionados ao câncer.

O consumo frequente do tomate em uma dieta equilibrada ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, ou seja, ajuda a tratar e a prevenir a diabetes.

É um alimento que ajuda na desintoxicação do fígado e que também reflete sobre a melhora da flora intestinal por conta da presença das fibras.

Para aproveitar o melhor do tomate, algumas dicas são bem-vindas como evitar o consumo do molho em lata, que costuma ser rico em conservantes e em sódio, o que ao invés de beneficiar a saúde, pode prejudicar. O molho preparado de maneira natural é muito mais saudável e o melhor, pode ser congelado para que não perca as propriedades.

Mas há uma maneira bem legal para aproveitar o melhor do tomate: por meio do suco. E além de ser rico em nutrientes, o suco é refrescante e delicioso.

Como pode ser preparado?

Basta um tomate maduro picado e com a casca. É importante que a fruta esteja firme e com a casca lisinha. Reserve 200 ml de água filtrada, uma pitada de sal (prefira o sal marinho). Bata no liquidificador em potência alta por aproximadamente 3 minutos  O ideal é tomá-lo logo após o preparo, para que as propriedades não se percam.

Uma dica para deixar o suco ainda mais refrescante é bater com algumas folhinhas de hortelã ou salsinha. As crianças costuma gostar do sabor e vale estimulá-las a tomar o suco.

Aproveite a dica e passe a consumir com mais frequência o tomate na dieta.
 

Licopeno - Escola Paulista de Medicina (Unfesp - EPM): https://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2011/v16n2/a2052.pdf