"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Tomilho: Múltiplos benefícios


21/07/2013 - 23:00:00 | 686
Existe uma erva que confere sabor e aroma inconfundíveis a qualquer prato: trata-se do tomilho. Mas não é apenas uma erva bem vinda na culinária, o tomilho possui propriedades benéficas à saúde e é altamente recomendável que faça parte da alimentação trivial.
 
Mas por que o tomilho é tão rico?
Essa erva cientificamente é um subarbusto da família das labiadas e sua característica inconfundível é o aroma. Os recursos medicinais do tomilho têm sido investigados há séculos, e hoje é uma erva fundamental para àqueles que desejam uma alimentação mais saudável.
 
O tomilho possui diversas propriedades: possui ação antibiótica, agindo beneficamente em casos de dores de garganta, tratando tosses, inflamações das amígdalas, aftas etc.; é digestivo; atua sobre o sistema nervoso auxiliando em casos de depressão e fadiga; o aroma da erva é utilizado na elaboração de essências para perfumes e desodorantes; atua como diurético; antioxidante; diminui a queda capilar; trata problemas de pele como espinhas e acnes, entre outros diversos benefícios.
 
O tomilho possui importantes óleos (timol, cineol e borneol); tem flavonóides, taninos e saponinas (propriedade antisséptica).
 
Essa erva pode ser usada de diversas maneiras: em forma de chá com a finalidade de tratar gripe, febre, infecções, asma, azia etc., podendo ser utilizado para gargarejos em tratamento de inflamações na garganta ou aftas.
 
Em forma de óleo: para amenizar dores; no tratamento contra problemas respiratórios, quando aplicado no tórax.
 
Em forma de loção: o tomilho atua contra picada de insetos. Em forma de xarope, em casos de tosse ou gripe.
 
É uma erva de multíplices utilidades e confere sabor delicioso as carnes, peixes, caldos, refogados e pode ser usado inclusive na salada. Delicioso, aromático e saudável: é o espetacular tomilho!