Seja bem vindo a Online Farma!

 

De acordo com uma pesquisa publicada pela revista PLoS Medicine as pessoas que trabalham a noite tem mais chances de desenvolver diabetes tipo 2. A pesquisa foi feita pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard nos EUA e estudou dois grupos de mulheres, um que trabalhava a noite e outro que trabalhava de dia. As mulheres que trabalhavam no período noturno tinham 5% mais de chances de ter diabetes.

No Brasil, 15 milhões de pessoas trabalham a noite e isso pode gerar algumas especulações se é ou não prejudicial a saúde. Nosso corpo tem diversas reações de acordo com o nosso gasto de energia, mas fatores externos como a luz solar também são responsáveis pela nossa disposição, afinal nosso organismo já está programado para descansarmos a noite.

 O sol é nossa fonte de luz e calor e é devido a ele que nós, animais e plantas sobrevivem. Obviamente sua ausência pode desencadear alguns problemas na saúde, isso porque quem trabalha de noite costuma passar o dia todo dormindo e descansando dentro de casa perdendo a luz do dia. Essa ausência da luz solar faz o homem perder a absorção de vitamina D (que é produzida pelo sol em contato com nossa pele), podendo acarretar em problemas nos ossos – causando artrite- e nos dentes.

Uma pesquisa feita pela Unidade do Sonho do Instituto Dexeus em Barcelona chegou a conclusão que trabalhar a noite diminui em 5 anos a expectativa de vida da pessoa aumentando muito as chances de ter depressão e outros problemas psicológicos além de hipertensão, problemas cardiovasculares e digestivos.  

Se para você não há escapatória e já trabalha durante a  noite, tente sempre dormir durante o dia por um período de 6 horas. Na hora de descansar deixe seu quarto escuro para facilitar o sono e pessa para todos da sua casa não fazerem barulho. Nas suas folgas não mude o horário de dormir, isso vai fazer com que o seu relógio biológico se acostume mais rápido.