Seja bem vindo a Online Farma!

ESPECIALISTA DÁ DICAS IMPORTANTES DE MÁSCARAS SIMPLES PARA DIFERENTES TIPOS DE PELE

 

A Ayurveda tem sido cada vez mais discutida e pesquisada nos últimos anos. E o que torna esta prática milenar tão reverenciada é que abrange todos os aspectos humanos: corpo, mente, espírito e esses cuidados  refletem sobre a beleza aparente.

A terapeuta ayurvédica, Ana Cristina Hansaul, destaca que a Ayurveda valoriza as pessoas em todas as faixas etárias, colocando em prática um conceito de beleza a mais, que além do físico, as pessoas têm toda a energia e magnetismo pessoal aliado à sabedoria das experiências vividas, e tudo isso somado traz o conceito de beleza, que para a ayurveda é a força, vitalidade e sabedoria:

“A ayurveda traz todos esses conceitos de beleza, mas aliados a tudo isso existem os tratamentos externos, porque as indianas são extremamente vaidosas, e isso pode ser observado pela pele, cabelo, unha etc.”

O artigo Conceito de beleza segundo o Ayurveda, explica que para a Ayurveda, os fatores que são responsáveis pela beleza são: a alimentação e o estilo de vida (rotina diária). Estes cuidados individuais praticados diariamente refletem até mesmo sobre a beleza física (corpo, cabelo, pele, unhas etc.).

A especialista explica que a pele é o maior órgão de absorção do corpo humano e por isso é tão importante ter cuidado com o que se usa na pele:

“Na Ayurveda existe uma orientação muito clara de que só se passa na pele o que você pode colocar na sua boca como alimento. Porque por ser o maior órgão de absorção, tudo que for passado, será absorvido e deverá ser metabolizado pelo nosso organismo para se transformar em nutriente e caso não possa ser metabolizado, se transformará em toxina.”

A terapeuta acrescenta que é muito importante ter cuidado com produtos industrializados, já que substâncias são penetradas pela pele e que há algumas dicas naturais que podem ser seguidas por todas as pessoas de todos os tipos de pele: 

“O primeiro passo é a limpeza, para remover a poluição, a maquiagem, as toxinas, essa limpeza pode ser feita com o óleo de coco, por exemplo. A tonificação para fechar os poros, purificar e rejuvenescer e a hidratação, para manter a umidade da pele e nutrir, pode ser feita com água de rosas.”

A especialista explica que para o tipo de pele pertencente ao dosha (biotipo segundo a Ayurveda) Vata, que é uma pele mais fina, seca, com poros fechados e fria ao toque, que tem tendência à ruga e ao ressecamento, é recomendada a hidratação e aquecimento, então a sugestão natural para tratar este tipo de pele é o abacate, que é uma fruta rica em antioxidantes, em ácidos graxos e em vitamina E, a máscara de abacate ajuda a muito na hidratação deste tipo de pele:

“A pessoa pode aplicar o abacate amassado sobre a pele, e deixará agir de 15 a 20 minutos, lembrando que antes de aplicar a máscara é muito importante fazer a limpeza da pele, que pode ser feita com óleo de coco ou com água de rosas. Aplique a máscara, deixe agir, lave o rosto e aplica novamente a água de rosas, e a pessoa sentirá instantaneamente o efeito hidratante dessa máscara.”

Já o tipo de pele pertencente ao dosha Pitta, que é normalmente mais rosada por conta do calor, do elemento fogo, é uma pele mais quente ao toque, normalmente mais macia, de espessura média e com tendência muitas vezes à acne, a erupções cutâneas, manchas e inflamações, a especialista recomenda:

“Uma boa sugestão é a limpeza com a água de rosas, uma esfoliação com açúcar e mel e hidratação com óleo de coco. O óleo de coco é muito indicado para o Pitta, porque ele refresca, não é muito oleoso e hidrata na medida que essa pele precisa.“

Em casos do tipo de pele Kapha, uma pele mais fria ao toque, oleosa, macia, pálida e que tende ao excesso de oleosidade por conta dos poros dilatados, com tendência a cravos e espinhas, o indicado, segundo a terapeuta, é controlar essa oleosidade por meio de uma esfoliação com sal marinho e mel, além de incluir o açafrão na dieta.

Se você não tem o hábito de utilizar ingredientes naturais em prol da beleza, por que não experimenta? Verifique de acordo com as características de cada dosha, qual o seu tipo de pele. Além de economizar dinheiro, você estará ganhando em saúde e bem-estar.

 

Ana Cristina Hansaul – Terapeuta ayurvédica e farmacêutica bioquímica industrial. Possui mestrado em Farmacologia e trabalhou 7 anos na área hospitalar.

Fanpage: www.facebook.com/vedaequilibrio

 

Fontes

Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher.

Conceito de beleza segundo o Ayurveda. Clínica de Ayurveda – Medicina Oriental: ayurveda.com.br/conceito-de-beleza-segundo-o-ayurveda/