Seja bem vindo a Online Farma!

 Fique por dentro dos nutrientes que devem estar presentes na alimentação

Em dias mais frios, problemas respiratórios são mais frequentes, mas há aqueles problemas crônicos que precisam ser mais observados, a asma é um deles. Dados recentes do Ministério da Saúde revelaram que 16 milhões de brasileiros apresentam este problema.
 
Quem sofre de asma, costuma se sentir mais prejudicado em dias muito frios ou muito quentes. Mas o que pode ser feito para que os sintomas deste mal possam ser minimizados? Você sabia que a alimentação pode auxiliar no tratamento deste problema? Mas sim, alguns nutrientes bem aproveitados podem melhorar a condição respiratória e aliviam aquele chiado no peito e falta de ar que tanto incomodam quem sofre deste mal.
 
A vitamina D é responsável pela manutenção e saúde dos brônquios, quando esse nutriente está em falta no organismo, ocorre o aumento de massa muscular na região dos brônquios que pode levar à falta de ar. Quais alimentos oferecem vitamina D ao organismo? A gema de ovo, a manteiga, os peixes, o fígado de boi, entre outros.
 
O magnésio ajuda a relaxar os músculos dos brônquios tornando a respiração mais tranquila, esse nutriente está presente nas sementes oleaginosas, nas verduras de folhas verde-escuras, nos cereais integrais, entre outros.
 
A vitamina C é um poderoso antioxidante que fortalece o sistema de defesa do organismo. Possui propriedade anti-inflamatória e regula a produção da histamina, uma substância ligada às crises de asma. 
 
A vitamina A, assim como a vitamina C também atua em prol do sistema de defesa, mas também age na regeneração celular do trato respiratório. Alimentos de cor amarela e vermelha devem fazer parte da dieta com mais frequência.
 
O selênio é um mineral também antioxidante que também reflete sobre o tratamento e prevenção de problemas respiratórios, está presente na maioria das sementes oleaginosas.
 
As folhas verde-escuras também ajudam na melhora das funções respiratórias. Consuma o agrião, a couve, a rúcula, entre outras.
 
Beber muita água ao longo do dia é essencial, isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea e ajuda o organismo na absorção de nutrientes.
 
Exercícios físicos aeróbicos também são indicados e ajudam a melhorar os sintomas da asma, lembrando que dentre estes exercícios, o destaque vai para a natação.
 
Evite ao máximo alimentos nocivos e maus hábitos, mude o estilo de vida e verá os resultados em prol da saúde.