Seja bem vindo a Online Farma!

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem, em todo o mundo, cerca de 1 bilhão de fumantes e  o tabagismo é uma das principais causas de morte. Quem se enquadra nessa estatística sabe o quanto é difícil largar o vício.

Em pessoas que não são habituadas a fumar com frequência, a nicotina age como uma espécie de estimulante, liberando as sensações de adrenalina e emoção. E nos que fumam regularmente, age como tranquilizante e bloqueia a sensação de estresse. Mas que ninguém se engane: a nicotina elimina a serotonina, uma substância encontrada no cérebro, responsável pelo equilíbrio do humor, apetite, ansiedade e sono. Além de aumentar a predisposição à doenças como asma, bronquite, câncer, infartos e até mesmo, impotência sexual.

Uma boa alternativa para quem almeja largar o cigarro, é apostar nos tratamentos naturais: acupuntura, aromaterapia, terapia floral e outras diversas. Confira abaixo como elas funcionam.

Aromaterapia-- Por meio dos chamados óleos essenciais, proporciona o bem-estar físico e mental. O principio dessa terapia é que existem ligações entre o olfato e os sentimentos, ou seja, fornece benefícios físicos e mentais. Ao inalar os aromas, os canais olfativos emitem uma mensagem de bem-estar para o sistema nervoso (responsável pela emoções). Após isso, o cérebro responde alterando o estado de humor da pessoa. Baseada nestes princípios, a aromaterapia acredita que é possível trazer sensações de conforto e relaxamento a alguém estressado, triste ou agressivo. Os óleos essenciais são facilmente encontrados em farmácias ou lojas manipuladas.

Terapia Floral-- Através de essências florais (extratos líquidos naturais de flores, plantas e arbustos) estimula o equilíbrio emocional. O objetivo dessa terapia é atingir o equilíbrio emocional por meio da consciência do “eu” interior e exterior. Vale ressaltar que os florais podem completar outros tratamentos, sejam eles alopáticos ou homeopáticos.

Acupuntura-- É uma técnica chinesa (e milenar) que utiliza agulhas em determinadas regiões do corpo. A agulha é inserida em pontos de alta tensão nervosa e causa vasodilatação no local e assim, ajuda a relaxar a musculatura e estimula o cérebro a liberar substâncias de efeito analgésico, relaxante ou antidepressivo.
A acupuntura reduz os quadros de ansiedade, o que ajuda muito as pessoas que fumam. Essa terapia  libera substâncias como a endorfina e dopamina e por tanto, podem até substituir o prazer o de fumar.

Por: AgComunicado