Seja bem vindo a Online Farma!

Descubra neste artigo os 8 benefícios e para que serve o Tribulus Terrestris, erva medicinal da família Zygophyllaceae originária de regiões quentes.

À princípio este ativo natural é muito usado para quem tem o hábito de ir a academias, fazer caminhadas e praticar exercícios físicos pois ele aumenta a força muscular auxiliando no desempenho da atividade física e consequentemente no corpo.

Para que serve o Tribulus Terrestris e quais os benefícios?  

Auxilia no aumento de massa muscular

Ajuda a emagrecer

Contribui para a prevenção do câncer de próstata

Estimula e melhora o desempenho sexual em homens e mulheres

Melhora a fertilidade

Aumenta a libido

Controla o triglicerídeos

Diminui a pressão arterial

Tribulus Terrestris como Afrodisíaco

Sobretudo através de estudos foi comprovado em humanos que um de seus benefícios é seu efeito afrodisíaco que melhora a satisfação e desempenho sexual em homens e mulheres.

A planta contém protodioscina e por este motivo auxilia na vasodilatação do homem que pode ter uma ereção mais prolongada através do aumento de níveis de testosterona.

Assim como também foi constatado nas pesquisas com seres humanos o aumento da libido, presumiram que esse aumento na libido pode ocorrer porque a planta levaria um crescimento inconstante deste hormônio.

Melhora a fertilidade

Do mesmo modo, outro benefício da Tribulus Terrestris é o aumento na produção de espermatozoides e o processo de ovulação nas mulheres , o que pode auxiliar na fertilidade.

Diminuição da Pressão Arterial

Contudo, através de estudos realizados em animais foi obervado que a planta também contribui para a redução da pressão arterial.

Por que isso pode ocorrer: existem 2 motivos, o primeiro é porque a protodioscina da planta pode ativar uma outra substância chamada óxido nítrico , ou seja, essa substância possui um efeito vasodilatador e inibe a enzima conversora de angiotensina, enzima que produzida em quantidades maiores leva ao aumento da pressão arterial.

Quais são os nutrientes da planta?

O principal nutriente desta planta é a substância protodioscina, que estimula a substância óxido nítrico e causa um efeito vasodilatador, que é o que proporciona todos os benefícios citados no decorrer do artigo.

Como tomar Tribulus Terrestris

As doses podem variar de acordo com as condições de saúde, portanto é essencial procurar uma opinião médica para saber ao certo a quantidade correta de uso, de acordo com sua idade e questões de saúde.

No caso dos homens o tempo de consumo recomendado é de quatro a seis semanas e posteriormente é ideal fazer uma pausa de mesmo tempo.

Geralmente é ingerida na forma de cápsulas ou extrato, e é indicado consumir cada uma das três doses durante as refeições principais.

Contudo no caso das mulheres devem pausar o consumo cinco dias antes da menstruação e só voltar a consumir após o termino do período menstrual.

Contraindicações

Este medicamento é contraindicado para pacientes com qualquer tipo de câncer, mulheres com alteração na suprarrenal; síndromes de androginia; mulheres grávidas ou em processo de amamentação; crianças; problemas de hipertrofia do clitóris; pessoas que tratam com lítio; queda de cabelos e pele oleosa também não devem consumir.

É necessário informar ao médico todos os medicamentos e tratamentos que utilizam no momento antes de iniciar o tratamento com Tribulus Terrestris.

Riscos em caso de excesso de uso

É importante lembrar que existem riscos no uso deste medicamento com excesso, use com moderação para não prejudicar a saúde, o uso prolongado pode provocar diversos problemas de saúde e efeitos colaterais. Consulte um profissional de saúde.

Por fim, de modo geral você pode notar que o uso de Tribulus Terrestris pode proporcionar uma vida mais saudável melhorando as questões de desempenho sexual e físico e por sua vez seu estilo de vida.