Seja bem vindo a Online Farma!

Nos últimos meses o uso de inibidores de apetite vêm sendo discutido pela sociedade médica e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O debate se baseia nos efeitos colaterais que esses medicamentos podem causar: de doenças graves, como a hipertensão arterial e taquicardia, a mal estares, como a insônia e enjoos.

Dentre os medicamentos para emagrecer, os inibidores de apetite são os mais populares. Como o próprio nome sugere, sua atuação reduz ou elimina a sensação de fome e, com o desequilíbrio no balanço de calorias, a pessoa emagrece.

Há quem diga que esses medicamentos são a opção certa para perder peso, mas controvérsias à parte, a combinação de uma dieta balanceada e exercícios físicos costuma apresentar resultados mais satisfatórios, uma vez que ambos são naturais.

Existem alimentos que, além de serem altamente saudáveis, proporcionam a sensação de saciedade. Um bom exemplo são os que contém fibras. Quanto mais fibra alimentar, maior será a saciedade e de certa forma, a inibição do apetite. A fibra absorve a água e provoca um aumento no volume gástrico, explicando, dessa forma, a saciedade. Podemos encontrá-la em vegetais (alface, agrião, rúcula, abóbora,cenoura, brócolis, pepino), frutas (maçã, laranja, maracujá), derivados de leite como o queijo – que graças a uma substância chama exorfina, responsável pela sensação de prazer ao comer – aumenta a sensação de saciedade, alimentos integrais (pães, arroz), aveia, dentre outros.

Beber bastante água ao longo do dia – no mínimo 2 litros –  ajuda no processo de emagrecimento.  Bebidas como chás e sucos naturais também auxiliam na perda de peso e proporcionam a sensação de saciedade. O suco de limão, por exemplo,  inibe a vontade de consumir doces , controlando, dessa forma, a sensação de fome. Já os chás funcionam como uma espécie de calmante para o estômago. O chá verde acelera o metabolismo, os de cravo e canela, diminuem a vontade de comer doces e, ervas como o capim-cidreira, reduzem a compulsão por comida.

Como podemos notar, a substituição de medicamentos por alimentos saudáveis, torna a dieta mais agradável e ainda proporciona um emagrecimento mais saudável.

Por: AgComunicado