Como utilizar no dia a dia?
A canela é um condimento que durante algum tempo foi considerado “nocivo” à saúde, acreditava-se que prejudicava a saúde do estômago e que poderia causar irritação agravando casos de queimação e gastrite. Mas verdade é que tudo que está relacionado à saúde requer equilíbrio, o que é remédio também pode ser veneno, dependendo da maneira de utilização.
Esse condimento possui sabor e aroma inconfundíveis, confere sabor a pratos doces e salgados, é capaz de produzir uma sensação nova ao paladar a cada tentativa de combinação em algum prato.
A canela enquadra o grupo de alimentos com poder carminativo, ou seja, age em prol do tratamento e prevenção da constipação intestinal que pode causar prisão de ventre e acúmulo de gases; é digestiva; tem poder expectorante; age em prol da circulação sanguínea; é bactericida; possui poder anti-inflamatório; possui ação anti-reumática; estimula o metabolismo a trabalhar mais rápido, que consequentemente se torna mais apto para a queima de gorduras, ou seja, emagrece; a especiaria também age como afrodisíaco.
Se o consumo da canela estiver aliado a uma alimentação saudável e à prática de alguma modalidade de exercícios físicos, pode auxiliar na conquista de um corpo mais magro e saudável, e com a chegada do verão principalmente, muitas pessoas querem vestir roupas mais leves e exibir um corpo mais magro. O consumo da especiaria com regularidade pode auxiliar na conquista desse objetivo.
Confira algumas dicas da utilização da canela para agregar em saúde à sua dieta.
Chá digestivo e termogênico de canela
Ingredientes
Metade do pacotinho tradicional de canela;
Folhas de hortelã devidamente higienizadas;
1 litro de água
Modo de preparo
Quando a água levantar fervura, acrescente a canela, deixe em fogo baixo e ferva apenas por mais 1 minuto e desligue o fogo. Acrescente a hortelã, abafe com uma tampa por aproximadamente 10 minutos e está pronto o seu chá.
Cuidado com a temperatura do chá, espere que fique morno. Você pode beber esse chá antes das principais refeições e entre as refeições também, além do poder termogênico que leva ao emagrecimento, é indicado para o tratamento de doenças respiratórias como bronquite e graças à ação expectorante, ajuda na eliminação do catarro.
Quando se está na dieta, é comum sentir desejo por alguma sobremesa, neste caso experimente assar uma banana prata cortada ao meio, com canela polvilhada. A maçã também é uma fruta que combina com o sabor excêntrico da canela.
Experimente utilizar a canela como ingrediente no molho do macarrão, se a família não estiver acostumada com o sabor, você pode acrescentar apenas no seu prato. Acredite, confere um sabor delicioso.
Mais canela na dieta.