Seja bem vindo a Online Farma!

Conheça as propriedades da polpa e castanha de caju

 
Que as frutas são ricas em diversos nutrientes e extremamente necessárias em uma dieta equilibrada, todos sabem. Mas existem peculiaridades em determinadas frutas que merecem ser ressaltadas, um bom exemplo dentre as inúmeras frutas existentes no Brasil, é o caju. 
 
O caju é uma fruta regional provinda das regiões Norte e Nordeste e é totalmente aproveitável. Essa fruta deliciosa pertence à família das Anarcadiáceas, de onde provém outros frutos deliciosos como a manga, cajá, umbu, ciriguela etc. 
 
O que nem todos sabem é que a fruta na verdade é a castanha do caju e a polpa que consideramos a fruta em si é conhecida como ‘pseudofruto’ que na verdade garante a sustentação da fruta (castanha). 
 
Quais as propriedades do pseudofruto?
A polpa do caju tem como principal característica o aroma acentuado e o gosto que pode ser mais adocicado ou mais azedo. Depois da acerola, o caju é a fruta mais rica em vitamina C, oferece até 220 mg do nutriente em 200 ml de suco.  A polpa previne doenças cardíacas, possui ferro e cálcio, portanto ajuda no combate da anemia e no fortalecimento dos ossos.  Além da vitamina C, a fruta possui as vitaminas A, B1, B2, B3, além de minerais, fibras e aminoácidos.
 
Quais as propriedades da castanha do caju?
A castanha oferece muitos benefícios à saúde, é uma fruta oleaginosa, rica em ácidos graxos insaturados que auxiliam no combate do LDL (mau colesterol). Possui zinco e selênio que juntos possuem alto valor antioxidante inibindo a formação dos temidos radicais livres que matam células, causam o envelhecimento da pele e até mesmo doenças cancerígenas. As fibras protegem o intestino, a castanha também possui considerável teor de cálcio que favorece a prevenção de doenças ósseas como a osteoporose.
 
A “fruta” é indicada em dietas, mas de forma moderada, 100 gramas de castanhas correspondem a aproximadamente 570 calorias. Até mesmo a casca pode ser aproveitada porque é capaz de produzir um óleo rico em propriedades antissépticas e cicatrizantes.
 
Em 100 gramas de castanha pode ser encontrado o equivalente a 260 mg de magnésio, este mineral é importante para regular diversas funções metabólicas no organismo, principalmente no que se refere à transmissão dos impulsos nervosos. A carência de magnésio pode causar nervosismo, irritabilidade, espasmos musculares e até mesmo cãibras. A castanha também possui importantes vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6) que unidas ao magnésio atuam diretamente sobre o sistema nervoso, equilibrando suas funções.
 
O caju (polpa e castanha) pode ser amplamente aproveitado na dieta, em sucos, sobremesas e até mesmo nos famosos docinhos.
 
É uma fruta rica, totalmente aproveitável e merece ser mais consumida na dieta diária. Inclua o caju em sua totalidade na alimentação: polpa e castanha. Desfrute dos diversos benefícios que essa fruta proporciona à saúde.