Seja bem vindo a Online Farma!

 

A vacina contra a AIDS pode estar mais próxima do que pensamos.  O pesquisador Barton Haynes da Universidade Duke nos EUA vai apresentar na conferência da Sociedade Internacional da Aids, que acontece do dia 22 ao 27 desse mês, seu relato sobre os progressos desse estudo.

Os avanços são muitos, mas o cientista disse que o HIV é um vírus mais perigoso do que se pensava. Isso porque ele faz diversas mutações de si mesmo. Houveram diversas tentativas frustradas como a de 2007 vacina de Merck  que deixou as pessoas mais vulneráveis ao vírus do que protegidas. 

Em 2009 foi feito um teste na Tailândia que mostrou que a proteção contra a contaminação pelo HIV em humanos é possível.  Por ser o primeiro a dar tais resultados o teste desencadeou diversas descobertas que estão caminhando para a criação da tão esperada vacina contra a AIDS.

Atualmente a AIDS já não é mais uma doença tão temida devido ao acesso fácil aos coquetéis de medicamento, mas a doença continua matando inúmeras pessoas.

Em 1984 a Secretária da Saúde Margareth Heckler disse que em dois anos a vacina contra a AIDS estaria disponível. O comentário foi considerado até hoje infeliz, mas nunca esteve tão próximo de se tornar realidade.  Resta a população aguardar pois por enquanto a melhor prevenção contra a AIDS continua sendo o uso de preservativos.

 

Fonte: O Globo