"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Veja como a obesidade pode influenciar o risco de desenvolver câncer!


30/09/2013 - 23:00:00 | 565
 
O câncer de mama e a obesidade!
 
 
O ganho de peso de adultos tem sido associado com o câncer. O risco aumenta após a menopausa. Estar acima do peso aumenta o risco de câncer de mama após a menopausa. Isso é especialmente verdade entre aquelas que nunca usaram a terapia de reposição hormonal. Estar acima do peso e ser obeso também aumentam o risco de o câncer de mama voltar após a terapia e mais menos tempo de vida em ambos, pré e pós-menopausa.
 

A obesidade e o câncer endometrial ou do útero!
 
 
Ao contrário do câncer de mama, o efeito da obesidade no risco de câncer endometrial parece permanecer constante durante toda a vida adulta e não é afetado pela realização da menopausa. 
 
 
O câncer de cólon e reto e a obesidade!
 
 
Há estudos que apontam o câncer de intestino com a obesidade. A obesidade pode levar ao desenvolvimento de câncer colorretal em um estágio inicial e também causar recorrência de pólipos adenomatosos que são considerados precursores indicação do cancro do intestino.
 
 
O câncer de rim e a obesidade!
 
 
Há um aumento no risco de carcinoma de células renais e a obesidade, especialmente as mulheres com IMC elevado, independentemente de outros fatores de risco como hipertensão e diabetes.
 
 
Câncer de esôfago e a obesidade!
 
 
Nos países ocidentais a incidência de câncer de esôfago aumentou junto com a ascensão das taxas de obesidade. Estudos mostram que há cerca de 2 a 3 vezes maior risco de câncer de esôfago, com o aumento do IMC. Há um possível aumento do refluxo gastro- esofágico com a obesidade e este poderia ser um nexo de causalidade entre os cânceres de esôfago e a obesidade.
 

O câncer de próstata e a obesidade!
 
 
A Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer não encontrou nenhuma associação direta entre a incidência de câncer de próstata e a obesidade. No entanto, há uma conexão entre a obesidade e a progressão do câncer.
 

Câncer de vesícula biliar e a obesidade!
 
 
O risco de câncer de vesícula biliar sobe duas vezes em indivíduos com sobrepeso. O excesso de peso também tem sido relacionado a risco de morte com câncer de vesícula biliar em homens e mulheres.
 

O que fazer?
 
 
Com todas estas evidencias, torna-se importante a perda de peso? Como isso pode ser feito? Se quiser controlar o seu peso, faça exercício físico regular por pelo menos 30 minutos por dia e consuma alimentos bons para a saúde, como o Goji Berry.