"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Vença a ansiedade por meio de pequenas atitudes


03/11/2015 - 23:00:00 | 577

Saiba quais são

Você é muito ansioso (a)? E ser assim tem te impedido de seguir a dieta com disciplina? Saiba o que fazer para driblar essa ansiedade e não perder o foco na dieta. 
 
De repente você começa a pensar em comida e o desejo vai ficando cada vez mais intenso. A primeira coisa que precisa fazer quando isso acontecer é se perguntar se esse desejo tem a ver com fome ou com vontade. É claro que não se trata de uma atitude simples, mas é fundamental. Você perceberá que é uma vontade e se for apenas uma vontade, você poderá “mudar” o foco e se livrar de tentações na dieta. Mas como mudar o foco?
 
Se a vontade de comer algo for incontrolável, vale mudar o foco como procurar conversar com um amigo seja pessoalmente ou por telefone. Ir dar uma volta ou parar para tomar um simples cafezinho. O ideal é mudar o foco da mente para não cair em tentação.
 
Dietas radicais não estão com nada, vale sempre programar um dia para se deliciar (com moderação) com algo que goste muito de comer. 
 
Procure não ter na geladeira aquilo a que dificilmente consegue resistir. O fato de não ter aquele mousse de chocolate na geladeira tira da mente a ansiedade de comer a sobremesa subitamente.
 
Aprenda a comer em pequenas porções e aprenda a substituir alimentos. 
 
Torne o momento das refeições o mais prazeroso. Aprenda a comer menos e a saborear mais, mastigue mais os alimentos, o cérebro demora a compreender quando o corpo está satisfeito e precisa de tempo.
 
Se a vontade de comer doce for intensa procure alternativas como uma porção de gelatina, torrada integral com uma geleia de damasco, um gomo de chocolate amargo, entre outras.
 
Ter um acompanhamento psicológico é importante em um processo de reeducação alimentar. 
 
O importante mesmo é não desistir e ter força de vontade. Grandes mudanças requerem atitudes práticas. Pense nisso.