Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, realizaram recentemente um experimento com participantes de dois programas de emagrecimento durante um período de 12 semanas. Um programa foi online e outro nos moldes tradicionais, na vida real. Ao final do experimento, os pesquisadores concluíram que ambos os grupos perderam a mesma quantidade de peso. O grupo online se reunia no site Second life, e essas reuniões também colaboraram no desenvolvimento da pesquisa.
Os dois grupos participaram de reuniões quatro vezes por semana, para receber orientações sobre nutrição, hábitos saudáveis e prática de atividades físicas. Com relação às mudanças de hábitos e comportamentos, o grupo online mostrou que estava se alimentando de forma mais saudável e praticando atividades físicas com maior regularidade.
De acordo com os pesquisadores, o programa virtual foi tão benéfico quanto o tradicional e, em alguns casos, até mais eficiente. O sucesso do programa virtual pode se dever ao fato de ele atingir um público que normalmente não frequenta academias. Outro fator que parece ter colaborado com o sucesso do programa de emagrecimento é que a autoconfiança e a motivação conquistadas no mundo virtual ajudaram os participantes do experimento a conquistar resultados efetivos no mundo real.
Porém, alguns médicos e pesquisadores afirmaram que a experiência online pode ajudar na obtenção de resultados no mundo real, mas não é suficiente. Talvez mesclar o mundo virtual com sessões de exercícios presenciais seja o ideal.
Perder peso e emagrecer com saúde são preocupações generalizadas no mundo de hoje, e os programas virtuais têm ganhado adeptos de todas as idades por conta de uma série de vantagens, dentre elas a possibilidade de trocar experiências com outros usuários, o recebimento de informações e cardápios personalizados e ferramentas interessantes, como as calculadoras de calorias.
Por: Agência Comunicado