"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Vitamina C ajuda no emagrecimento


04/11/2012 - 23:00:00 | 1136

A vitamina C é bastante conhecida por conta de suas propriedades antioxidantes, que auxiliam em tratamentos de gripes e resfriados, fortalecendo o sistema imunológico. Mas você sabia que ela também pode ajudar no emagrecimento?

Pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) comprovaram que o ácido ascórbico – presente na vitamina C – pode ajudar a queimar a gordura corporal. As frutas e vegetais ricas em vitamina C aceleram o metabolismo e, esse processo aumenta o gasto calórico, reduzindo as quantidades de gorduras acumuladas no corpo. Além disso, a vitamina C também  estimula a produção de carnitina,
um elemento que atua na transformação da gordura em energia.

As principais fontes de vitamina C são as frutas cítricas (laranja, limão), morango, manga, goiaba, brócolis, tomate, espinafre, pimentão e batata.

Consumo ideal-- Para fortalecer o sistema imunológico e promover o emagrecimento saudável, são necessários 75 mg de vitamina C por dia. Quantidade  equivalente a duas laranjas (ou suco), uma acerola ou um talo de brócolis. Mas não abuse! Não adianta consumir altas quantidades desses ou outros alimentos ricos em vitamina C ao longo do dia, pois o organismo elimina os excessos. O ideal é consumir esses alimentos no café da manhã, pois nesse período a absorção da vitamina C é mais fácil e eficaz.

Associe a vitamina C à alimentos ricos em ferro – O ferro é fundamental para que o organismo absorva a vitamina C. Ele pode ser encontrado nas carnes vermelhas, vegetais de coloração verde escura, no feijão, na beterraba e diversos outros alimentos. Procure consumir os dois na mesma refeição. Dica: açúcar mascavo tem muito mais ferro que o refinado.

Outros benefícios-- A vitamina C também beneficia a saúde da pele. Suas propriedades combatem os radicais livres e estimulam a produção de colágeno, uma proteína fundamental para evitar o envelhecimento precoce, rugas e linhas de expressão. Os produtos cosméticos à base de vitamina C podem amenizar as manchas da pele.

Por: AgComunicado